Filtrar


Questões por página:

Com relação às atribuições do professor de AEE, considere as afirmativas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)Elaboração, execução e avaliação do plano de AEE do estudante; definição do cronograma e das atividades do atendimento do aluno; organização de estratégias pedagógicas, identificação e produção de recursos acessíveis;

(__)Ensino aos estudantes PAA nas salas de aula comum, em substituição aos demais professores; avaliação psicológica do estudante; encaminhamento dos estudantes aos profissionais de saúde; diagnóstico e acompanhamento dos transtornos e deficiências

(__)Acompanhamento da funcionalidade e usabilidade dos recursos de tecnologia assistiva na sala de aula comum e ambientes escolares; articulação com os professores das classes comuns, nas diferentes etapas e modalidades de ensino; orientação aos professores e às famílias sobre os recursos utilizados pelo estudante; interface com as áreas da saúde, assistência, trabalho e outras.

(__)Oferta e formação especializada obrigatória aos professores do ensino regular; supervisão das famílias sobre os recursos utilizados pelo aluno e atividades realizadas em âmbito familiar; acompanhamento psicopedagógico dos estudantes.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

Visualizar Questão Comentada

Analise e assinale a correta apropriação da reflexão de Souza (2018, adaptado) sobre ética:

Analise as asserções a seguir:


I.A Educação das Relações Étnico Raciais não é uma política somente para os negros ou para sujeito nenhum, se os negros não estiverem fisicamente presentes.


PORQUE


II.A Educação das Relações Étnico Raciais é para todos e traz centralidade em torno de um sujeito e seus conteúdos como forma de equilibrar as relações sociais e étnicas na escola e, sobretudo, como forma de potencializar a formação de sujeitos que se compreendam iguais nas suas identidades específicas.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Leia as afirmações a seguir acerca da Educação, Didática e Metodologia de ensino; avaliando sua pertinência de acordo com os documentos norteadores da Educação Brasileira e os estudos contemporâneos na área da Educação:


I.A Educação, sobretudo a educação escolar, é um fenômeno intencional, não neutro, sócio-histórico e cultural.

II.A Didática pode ser compreendida como resultado da ação mediadora entre os processos de ensino e aprendizagem. Ou seja, ela se ocupa de refletir sobre os modos, formas e metodologias para ensinar com o objetivo de promover a aprendizagem dos estudantes.

III.Metodologias de ensino, na contemporaneidade, devem obrigatoriamente estar comprometidas com a transmissão do conhecimento, tomando o professor como única parte ativa no processo de ensinar e aprender.


É correto o que se afirma em:

Visualizar Questão Comentada

Ao longo da história da educação, esta foi marcada pela influência de diferentes teorias de aprendizagem e desenvolvimento. Analise as duas afirmações a seguir e localize, entre as afirmativas, aquela que corretamente as nomeia:


TEORIA 1 - Também denominado comportamentalismo, relaciona a aprendizagem do ser humano ao ambiente em que se encontra, estando o homem a mercê do meio em que se constitui. Na educação, ancorou métodos de ensino baseados em estímulo e resposta, e na previsibilidade do comportamento humano.

TEORIA 2 - Baseia-se, sobretudo, nos estudos de Piaget sobre o desenvolvimento humano e vincula a aprendizagem ao acionamento de dois mecanismos: a assimilação e a equilibração ou acomodação. O primeiro processo envolve a maneira como o ser humano desenvolve ações para atribuir significado a elementos do ambiente no qual está inserido e interage, buscando, para tanto, estabelecer relações com experiências já vividas e conhecimentos já assimilados. O segundo se refere ao mecanismo por meio do qual o ser humano busca reestabelecer, continuamente, no processo de aprendizagem, um equilíbrio com o meio em que vive.