Filtrar


Questões por página:
A assincronia paciente-ventilador (APV) ocorre quando há um desalinhamento entre as necessidades respiratórias do paciente, como tempo, fluxo, volume e/ou pressão, e os parâmetros oferecidos pelo ventilador durante a ventilação mecânica (VM). A análise das curvas de volume-tempo, fluxo-tempo e pressão-tempo exibidas na tela do ventilador mecânico permite identificar os diferentes tipos de assincronia paciente-ventilador. Sobre a assincronia “Disparo ineficaz” assinale a alternativa INCORRETA.
A espondilite anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica classificada no grupo das espondiloartrites que acomete preferencialmente a coluna vertebral, podendo evoluir com rigidez e limitação funcional progressiva do esqueleto axial. A EA envolve adultos jovens, com pico de incidência em homens dos 20 aos 30 anos, especialmente em portadores do antígeno HLA-B27, o que, no Brasil, representa cerca de 60% dos pacientes. Sobre a espondilite anquilosante, assinale a alternativa INCORRETA:
Doença de caráter autoimune que acomete primordialmente a mielina da porção proximal dos nervos periféricos de forma aguda/subaguda. A maioria dos pacientes percebe inicialmente a doença pela sensação de parestesias nas extremidades distais dos membros inferiores e, em seguida, superiores. A fraqueza progressiva é o sinal mais perceptível ao paciente, ocorrendo geralmente nesta ordem: membros inferiores, braços, tronco, cabeça e pescoço. A intensidade pode variar desde fraqueza leve, até ocorrência de tetraplegia completa. Assinale a alternativa que apresenta a doença à qual o enunciado se refere:
Analise o caso clínico a seguir:

J.J.M,42 semanas de idade gestacional ao nascimento, com expulsivo prolongado, Apgar: 0 e 0, GIG, com presença de líquido amniótico escurecido espesso. Realizada manobras de reanimação e uso de ventilação mecânica invasiva na sala de parto. Encaminhada para Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e acoplado a ventilação mecânica. Realizado radiografia de tórax evidenciando áreas heterogêneas de hiperinsuflação e atelectasia pulmonar.


Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta com relação as alterações na relação ventilação e perfusão do sistema respiratório.