Filtrar


Questões por página:
Durante a avaliação do paciente com patologias no complexo do ombro, é importante diferenciar as possíveis causas da instabilidade.

São testes para avaliação da instabilidade anterior do ombro, exceto:
Paciente do gênero feminino,65 anos de idade, foi encaminhada ao pronto atendimento de um hospital devido à queda de própria altura sobre o quadril esquerdo. Após avaliação, foi constatada fratura do colo do fêmur e, há dois dias, foi realizada cirurgia de artroplastia total de quadril cimentada.

Analise as técnicas de tratamento utilizadas no pós-operatório imediato e assinale a alternativa correta.
A ventilação colateral consiste na passagem de ar entre estruturas adjacentes no pulmão. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os canais colaterais pulmonares à respectiva classificação.

COLUNA I
1. Interbroquiolar 2. Bronquíolo-alveolar 3. Interalveolar

COLUNA II
( ) Poros de Kohn ( ) Canais de Martin ( ) Canais de Lambert

Assinale a sequência correta.
“Paciente em decúbito dorsal, onde realiza-se a flexão, abdução e rotação lateral do quadril apoiando o tornozelo ao nível do joelho contralateral, sendo que uma mão do examinador posiciona-se na asa do ilíaco oposto e a outra no joelho que está sendo examinado, forçando a abdução. A manobra é positiva quando o paciente refere dor intensa nos adutores.” A descrição anterior trata-se de qual teste ortopédico?

Lúpus eritematoso sistêmico é uma doença generalizada do tecido conjuntivo que acomete sobretudo mulheres; é caracterizada por lesões típicas na pele, artralgia, entre outros sintomas. A respeito dessa doença, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Trata-se de distúrbio imunológico; o paciente apresenta leucopenia e tem como fatores precipitantes o uso de drogas antitireoidianas e os contraceptivos orais que induzem a presença de ANA.

( ) A dor articular é frequente em cerca de 50% das pacientes e o líquido sinovial característica de baixa viscosidade (aumento do ácido hialurônico e baixa proteica).

( ) A luz solar e a ultravioleta são consideradas fatores precipitantes e poderão levar à antigenicidade do DNA.

( ) Pacientes apresentam pirexia contínua ou intermitente em quase todos os casos.

( ) A doença renal está associada em quase todos os casos. Os rins estão clínica ou bioquimicamente envolvidos nos estágios precoces e a insuficiência renal terminal é comum.

A sequência está correta em