Filtrar


Questões por página:
Uma equipe de fiscais da vigilância em saúde do trabalhador (VISAT) inspecionou uma fábrica de tapetes automotivos após prévio agendamento da inspeção, por telefone, com o proprietário da empresa. Durante a ação fiscal, membros da equipe de inspeção conversaram com vários empregados e puderam observar a dinâmica de funcionamento de cada setor da fábrica. Constatou-se, por exemplo, que os empregados usavam luvas, óculos e aventais de proteção, principalmente no setor responsável pelos cortes dos tapetes. Após o término da inspeção, a equipe registrou em relatório a conclusão de que a fábrica estava operando em conformidade com as normas estabelecidas.

A respeito dessa situação hipotética e de temas correlatos, julgue o item subsequente.

Em um cenário ideal, a equipe de fiscais da VISAT, que deve estar organizada em um órgão colegiado vinculado organicamente ao Sistema Único de Saúde, deve subordinar-se aos conselhos estaduais e municipais de saúde.
No que tange à prescrição de órtese para indivíduos com lesão medular, julgue o próximo item.

É contraindicada a utilização de órtese de posicionamento para indivíduos com tendência a contratura em flexão de punho e dedos.
No que tange à prescrição de órtese para indivíduos com lesão medular, julgue o próximo item.

No caso de uma contratura já instalada, é indicada a ortetização seriada com termomoldável ou tala gessada e contraindicado o uso de extensor dinâmico e distrator para o cotovelo.
No que tange à prescrição de órtese para indivíduos com lesão medular, julgue o próximo item.

Para pacientes com lesões em C5 e C6, deve-se prescrever extensores de cotovelo, na tentativa de evitar as deformidades em flexão desse segmento associada à pronação do antebraço, devido ao discinergismo entre agonistas-flexores de cotovelo e antagonistas-extensores de cotovelo e supinadores.
Com base nas adaptações ao treinamento físico previstas nas diretrizes da reabilitação cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia, julgue o item que se segue.

Os efeitos crônicos da prática regular de exercícios relacionam-se, fundamentalmente, com a melhora da distribuição do fluxo sanguíneo nos segmentos corporais e com as adaptações específicas da musculatura esquelética.