Filtrar


Questões por página:
Dentre os princípios básicos e fundamentais da cirurgia bucomaxilofacial, o uso de medicações na abordagem preventiva tem como objetivo melhorar o período pós-operatório, reduzindo os efeitos negativos da cirurgia, incluindo a dor, o edema e a suscetibilidade a infecções. O medicamento de primeira escolha, ao se tratar de analgesia pós-operatória em cirurgia buco-dentoalveolar, em pacientes ASA 1, é a:
A área de atuação da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF), muitas vezes, converge com a Otorrinolaringologia, a Cirurgia Plástica e a Cirurgia de Cabeça e pescoço, por dividirem estruturas anatômicas comuns, existindo uma linha tênue entre o exercício da Medicina e da Odontologia (Pavoni et al.,2022).
Assim, com base nas Recomendações C.03.02/18 e F.03.04/18, a área de atuação da CTBMF inclui:
A adoção de estratégias dietéticas é importante, pois a ausência de hábitos saudáveis alimentares está relacionada ao aparecimento de cáries dentais. A cariogenicidade dos alimentos é relacionada com o tempo de permanência na cavidade bucal, além da consistência e da adesividade alimentares. O PH ácido de alguns alimentos leva ao/à:
Um paciente de 90 anos de idade, hipertenso controlado, diabético controlado e tabagista, chega à clínica odontológica queixando-se de extrema dificuldade de mastigar e engolir os alimentos, além da sensação de boca seca e com muita ardência em toda cavidade oral. Na avaliação, nota-se que o paciente possui os dentes hígidos e que, possivelmente, a produção de saliva está diminuída devido ao fumo. Considerando o quadro clínico supracitado, a patologia que acomete o paciente denomina-se:
Ao adotar medidas de precaução universais nos serviços de saúde, espera-se a redução dos riscos de infecção e da transmissão de microrganismos, por meio da adoção de um conjunto de diretrizes. É exemplo de medida voltada à destruição ou remoção de todas as formas de vida a: