Filtrar


Questões por página:

Acerca dos transtornos de ansiedade, julgue o próximo item.

O tratamento do transtorno do pânico com inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) ou com venlafaxina reduz os três componentes centrais da doença: frequência dos ataques, ansiedade antecipatória e evitação fóbica.

Julgue o item a seguir, a respeito do tratamento farmacológico do transtorno bipolar.

Existem evidências de eficácia para o tratamento da depressão bipolar por meio dos antipsicóticos atípicos quetiapina e olanzapina, tendo a associação de fluoxetina e olanzapina se mostrado superior à monoterapia com olanzapina.

Julgue o item a seguir, a respeito do tratamento farmacológico do transtorno bipolar.

A poliúria associada ao diabetes insípido induzido pelo lítio está relacionada à redução dos níveis séricos de vasopressina e à redução da reabsorção de água no sistema tubular renal. As estratégias propostas para o tratamento dessa condição clínica incluem a redução da dose do medicamento usado pelo paciente e o uso de diuréticos, preferencialmente a amilorida.

Julgue o item a seguir, a respeito do tratamento farmacológico do transtorno bipolar.

Pacientes bipolares que apresentem episódios maníacos ou hipomaníacos no período pós-parto podem, enquanto estiverem amamentando, ser tratadas com antipsicóticos típicos, preferencialmente o haloperidol, ou com antipsicóticos atípicos, como a risperidona e a olanzapina.

Com referência à depressão, julgue o próximo item.

Diversas características clínicas podem ajudar na diferenciação entre transtorno depressivo recorrente e transtorno de humor bipolar, estando mais associados a este último, por exemplo, início precoce, presença de mais de cinco episódios de depressão recorrente, depressão psicótica antes dos vinte e cinco anos de idade, depressão com agitação psicomotora e estado misto depressivo, além de características atípicas.