Filtrar


Questões por página:

O tratamento dos transtornos alimentares é complexo e exige cuidados multidisciplinares. Em relação a esses transtornos, julgue o item que se segue.

A TCC para a bulimia nervosa apresenta resultados favoráveis na redução dos episódios de compulsão alimentar e dos comportamentos compensatórios, mas não tem sido útil para a melhora dos sintomas depressivos e dos problemas relacionados à autoestima e ao funcionamento social.

Acerca dos transtornos de ansiedade, julgue o próximo item.

Pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) sem comorbidades tendem a apresentar melhores respostas à terapia cognitivo-comportamental (TCC) do que à farmacoterapia com antidepressivos serotonérgicos. A exposição e prevenção de resposta é o componente principal da TCC para o TOC.

Acerca dos transtornos de ansiedade, julgue o próximo item.

Pacientes com transtorno de estresse pós-traumático apresentam redução do volume hipocampal, aumento do volume da amígdala e do córtex cingulado anterior, bem como diminuição dos níveis de glicocorticoides e up-regulation dos seus receptores, quando comparados a pacientes sem a doença

Acerca dos transtornos de ansiedade, julgue o próximo item.

O tratamento do transtorno do pânico com inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) ou com venlafaxina reduz os três componentes centrais da doença: frequência dos ataques, ansiedade antecipatória e evitação fóbica.

Julgue o item a seguir, a respeito do tratamento farmacológico do transtorno bipolar.

Existem evidências de eficácia para o tratamento da depressão bipolar por meio dos antipsicóticos atípicos quetiapina e olanzapina, tendo a associação de fluoxetina e olanzapina se mostrado superior à monoterapia com olanzapina.