Filtrar


Questões por página:
De acordo com Ramirez (In: Scarpato,2007), considerando alunos que se encontram cursando 5°,6° ou 7° Ano do Ensino Fundamental, portanto com idades que variam entre 10 a 12 anos, quando se trata de ensinar esporte como conteúdo das aulas de Educação Física escolar, é recomendável trabalhar

Analise a seguinte atividade:


Ao sinal do professor, os alunos formam duplas e, de mãos dadas, gingam juntos seguindo um ritmo batido pelo professor. A um novo sinal, devem formar trios e realizar os mesmos movimentos. O professor dá sucessivos sinais para formar quartetos, grupos de cinco, seis, até que toda a turma seja apenas um grupo, todos gingando ao mesmo tempo, no mesmo ritmo.


De acordo com o publicado por Soler (2006), essa atividade é um jogo

Leia o seguinte trecho adaptado de Kunz (2001):


“[...] o especialista do esporte, ou mesmo os que entendem o movimento no sentido restrito do esporte, não conseguem entender que uma pista de atletismo também pode ser utilizada para se andar de bicicleta, ou que uma bola de voleibol pode ser chutada, ou ainda, que para a piscina, podem ser levados objetos, brinquedos, etc.”


Ele escreveu esse trecho com o objetivo de

Andrade e Freitas (2016) relatam algumas experiências didáticas nas quais professoras de Educação Física promovem a inclusão de alunos com deficiência nas aulas. As ações dessas professoras são assim descritas:


“[...] elas convocam os alunos a realizarem as atividades, orientam, explicam, demonstram e, assim, pelas relações intersubjetivas, os conteúdos trabalhados vão se tornando significativos para os alunos com deficiência e esses realizam as tarefas, tendo, como os demais, possibilidades de aprendizagem na escola regular.”


A conclusão a que se chega é que

Atendendo às recomendações de Alves e Duarte (2012), para que o professor de Educação Física promova a inclusão de alunos com deficiência