Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas abaixo a respeito da elasticidade de um bem, e assinale a alternativa correta.
I. A elasticidade-preço da curva de demanda de A é a mesma ao longo de toda a curva de demanda.
II. A curva de demanda de um bem A é dada por QD = 50 – 3P, em que QD é a quantidade demandada e P é o preço unitário. Quando o preço for R$ 5 a unidade, a elasticidade-preço da demanda do bem A será -2.
III. Em equilíbrio, com a curva de oferta QS = 6 + P, em que QS é a quantidade ofertada, a elasticidade-preço da demanda no equilíbrio será -1.
IV. Se o bem A for substituto do bem B, a elasticidade-preço cruzada da demanda de A e B será positiva.
V. Se a elasticidade-renda da demanda de A for negativa, A é um bem de luxo.
Sobre os efeitos renda e substituição, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Bens normais apresentam efeito substituição e efeito renda na mesma direção. II. Bens inferiores apresentam efeito substituição e efeito renda na mesma direção. III. Bens inferiores apresentam efeito renda superior ao efeito substituição. IV. Todo bem inferior é bem de Giffen, mas nem todo bem de Giffen é bem inferior. V. A definição de um bem inferior depende do efeito renda e não do efeito substituição.
Um consumidor possui a função de utilidade U (X1, X2) = X1 3 X2 2, na qual U denota a utilidade, X1 é a quantidade consumida do bem 1 e X2 é a quantidade consumida do bem 2. O preço do bem 1 é R$ 4 a unidade. O preço do bem 2 é R$ 5 a unidade. O consumidor possui uma renda R de R$ 200. As quantidades consumidas do bem 1 e do bem 2, são, respectivamente:
O Banco P oferece a possibilidade de clientes acessarem seus serviços através de vários canais, como telefone, internet ou agência física. Um cliente queria desbloquear seu cartão de crédito e fez isso pelo telefone. Ao tentar sacar dinheiro na agência, lhe foi perguntado se havia desbloqueado o cartão, tendo que dar a informação de que já o havia feito por telefone. Como ficou claro, não há integração entre os sistemas utilizados pelo Banco P, o que mostra que esse Banco utiliza o modelo de negócios denominado
Ao analisar o mercado de uma região, o gerente identificou três tipos de clientes bancários. O primeiro grupo de clientes decide o banco que contrata, com base na rapidez de atendimento às suas demandas. O segundo grupo reúne os consumidores que consideram mais importante o custo dos serviços bancários cobrados na hora de escolher um banco. O terceiro grupo é formado por indivíduos que consideram mais importante a segurança que o banco pode oferecer ao patrimônio dos investidores. Nesse caso, a base para segmentação do mercado é denominada segmentação