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Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Economia
Na Teoria do Consumidor, o comportamento da demanda por determinado bem pode ensejar uma classificação. No caso dos bens inferiores em que o efeito-renda suplanta o efeito substituição constata-se um tipo de bem que se denomina:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Economia
A possibilidade, no longo prazo, do aumento da quantidade de todos os fatores de produção (capital, trabalho e outros) pressupõe que as empresas possam alterar inclusive o tamanho das suas instalações, ou seja, a escala das suas operações. Sendo assim, uma função de produção do tipo Y = m KbLa evidenciará retornos decrescentes de escala no caso em que:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Economia
Com relação às preferências do consumidor, o princípio de ordenação de preferências que afirma que a maior quantidade de um bem é sempre preferível à menor quantidade do mesmo, denomina-se:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Economia
Embora, rigorosamente, somente se possa afirmar que a demanda do bem X é elástica ou não em relação a seu preço a partir de uma comprovação empírica, existem algumas regras práticas atribuídas a Marshall que permitem uma avaliação a priori do valor da elasticidade-preço da demanda. Com relação à elasticidade-preço da demanda, quanto maior o grau de utilidade do produto para o consumidor, é possível dizer que:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Economia
No Brasil, antes de 1930, as indústrias existentes sugiram nas “franjas” da economia cafeeira, ou seja, de acordo com as necessidades de atender a um mercado consumidor incipiente, surgido com o processo de imigração e a renda dos trabalhadores ligados ao setor agrário-exportador. Na historiografia brasileira, duas correntes procuraram explicar a origem da indústria nesse período. Uma corrente afirmava que a indústria crescia justamente nos momentos de expansão da economia cafeeira. Nesses momentos, ocorria a expansão da renda e do mercado consumidor, por meio do aumento da massa salarial. Trata-se da corrente que se denomina: