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Átomos se combinam para formar moléculas e compostos iônicos, compartilhando ou transferindo elétrons de valência. A partir deste contexto, analise as proposições a seguir.


I- Nos organismos, as ligações químicas mais fortes são majoritariamente covalentes, que unem os átomos para formar as moléculas da célula.


II- Ligações covalentes são aquelas em que há o compartilhamento, por dois átomos, de um par de elétrons de valência, como no caso da molécula de hidrogênio.


III- Ligações iônicas são aquelas em cátions e ânions se atraem, como no caso do cloreto de sódio.


É CORRETO o que se afirma em:

Os processos químicos são definidos através da aplicação dos princípios físicos, químicos e biológicos visando à transformação de um material ou uma mistura de materiais através de uma ou mais operações. Nesse contexto, os processos químicos são classificados de acordo com o procedimento de entrada e saída de matéria do volume de controle. Sob o ponto de vista do tempo e do tipo de operação envolvido, as siderúrgicas são um exemplo de processo:
Reconhecer os principais instrumentos, equipamentos e vidrarias utilizados em práticas laboratoriais, além de permitir o conhecimento acerca de suas aplicações e formas de manuseio, são questões fundamentais que podem garantir análises e resultados de qualidade. Nesse sentido, a técnica indicada para aferição de volumes de líquidos de difícil manipulação, como líquidos voláteis e viscosos, reduzindo erros na transferência de volumes, chama-se:
O cloro, na forma de íons cloreto (Cl- ), está presente em águas naturais e residuárias. A determinação deste íon é um importante parâmetro na qualidade de água tanto para consumo humano (Portaria GM/MS 888/2021) quanto para lançamento de efluentes em corpos hídricos (CONAMA430/2011). Uma amostra de 10,0 g de água foi titulada com 22,4 mL de uma solução de íons Ag+(0,100 mol L-1 ), como mostra a reação abaixo:
Imagem associada para resolução da questão
A porcentagem (%) de íons Cl- presente na amostra é: Dados: MMCl = 35,5 g mol -1
Após uma aula prática de química, um determinado grupo de alunos precisou fazer o tratamento de uma solução residual de sulfato de cobre (CuSO4). Para a realização deste processo, eles foram auxiliados e supervisionados pelo técnico do laboratório. Os procedimentos adotados pelos alunos, respectivamente, para a remoção do cobre e tratamento do líquido remanescente foram: