Filtrar


Questões por página:
Plantas e animais partilham uma importante característica em comum: são constituídos por células eucarióticas.

Considerando esta informação, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.

I- Há dois componentes celulares envolvidos no controle genético das células destes organismos: o núcleo e os ribossomos.

PORQUE

II- As instruções genéticas das células eucarióticas são guardadas no núcleo, que contém a maior parte de DNA da célula, e executadas pelos ribossomos, que utilizam as informações do DNA para sintetizar proteínas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
mostrar texto associado
Considerando as informações do Texto II, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.

I- A partir da análise das respostas do professor, conclui-se que o seu consumo diário de fibras equivale a três porções e está abaixo do recomendado para estes tipos de alimento.

PORQUE

II- Entre os alimentos listados na resposta do professor, aqueles ricos em fibras são as frutas e as verduras, sendo consumidos, respectivamente, nas quantidades de 2 e 1 porções diárias.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
mostrar texto associado
A partir do Texto II, analise as afirmações abaixo.

I- O professor consumiu, ao todo,10 porções dos alimentos listados.
II- O grupo dos alimentos considerados cereais e derivados é o mais consumido pelo professor, com um total de 6 porções.
III- A quantidade de alimentos consumidos do grupo “arroz, pães, bolos sem recheio, biscoitos sem recheio, massas, batata e mandioca” está dentro do recomendado.
IV- O grupo de alimentos mais consumidos pelo professor é rico em fontes importantes de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Em uma aula sobre biotecnologia, a professora apresentou as ideias básicas de um transplante (remoção de células, tecidos ou órgãos vivos, em funcionamento de um organismo para ele mesmo ou para um organismo diferente) e em seguida, apresentou a técnica de xenotransplantes, que permite transplantes entre diferentes espécies de animais, como por exemplo, de porcos para seres humanos.

Considerando estas informações, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.

I- A professora precisa apresentar os conceitos relacionados ao funcionamento do sistema imunológico para que discentes consigam compreender os possíveis problemas desta técnica.

PORQUE

II- O sistema imunológico ataca organismos invasores, como infecções por vírus, e tecidos estranhos ao organismo, como acontece em casos de órgãos transplantados entre diferentes espécies de animais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

A poluição causada pela queima do combustível fóssil, além de causar problemas de saúde pública em humanos, pode gerar desequilíbrio em ecossistemas aquáticos. A partir deste contexto, analise as proposições a seguir.


I- O processo de acidificação dos oceanos é resultante do processo em que o dióxido de carbono lançado na atmosfera se dissolve e reage com a água para formar ácido carbônico, diminuindo o pH dos oceanos.


II- Uma vez que o pH interno da maioria das células vivas é próximo a 7, uma mudança provocada por este tipo de poluição, ainda que pequena, pode ser prejudicial aos seres que habitam os oceanos.


III- Ácidos são substâncias que aumentam a concentração do íon hidrogênio de uma solução, já que quando os ácidos se dissolvem na água doam H adicionais para a solução.


IV- Este tipo de poluição faz com que os íons carbonatos fiquem menos disponíveis nos oceanos para a calcificação de organismos marinhos, tais como os corais e animais produtores de conchas.


É CORRETO o que se afirma em: