Filtrar


Questões por página:
A energia necessária para realizar qualquer trabalho é de grande importância para a sociedade. A origem primária da maior parte das fontes de energia disponível em nosso planeta vem do sol, a qual chega sob a forma de luz e calor e é transformada pela natureza e pelo ser humano em outras formas de energia. Essas formas de energia são classificadas em fontes que podem ser renováveis e não renováveis. Em 2022, a Revista Porque publicou um estudo sobre a matriz enérgica mundial, considerando as fontes de eletricidade no mundo, conforme gráfico a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fporque.com.br%2Fuma-visao-sobre-a-matriz-energetica-mundial&psig=AOvVaw3eXBfNkMMFmZbcZhIc0KB&ust=1708951966446000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBAQjRxqFwoTCID_66vExoQDFQAAAAAdAAAAABAI. Acesso em: 12 jan.2024. Adaptado.

Levando em consideração o enunciado e o gráfico sobre o consumo enérgico mundial e suas consequências ambientais, a afirmativa CORRETA é:
Em 1993, no Brasil, realizou-se, conforme a Constituição de 1988, nas suas disposições transitórias, um referendo nacional sobre Monarquia ou República e Parlamentarismo ou Presidencialismo. Cerca de 70% dos eleitores mantiveram o texto constitucional em vigor, pelo qual o Brasil se define como República Presidencialista. Dessa forma, a República era novamente proclamada, não pela espada dos militares ou pelo voto de cabresto dos velhos chefes oligárquicos, mas pelo sim dos cidadãos. O presidencialismo não teve tantos votos quanto o regime republicano, mas foi confirmado. Esse desânimo ocorreu talvez pela fragilidade da vida parlamentar e partidária no Brasil e o seu descrédito. No que se refere ao sistema político brasileiro, qual alternativa apresenta a afirmativa CORRETA?

O planeta Terra passa por uma crise ambiental, pois, visando à obtenção de lucros, florestas são destruídas, rios e oceanos são poluídos, o que leva espécies à extinção e esgota os recursos naturais. Tal condição advém da relação da sociedade com a natureza ao longo da história. O filme de animação brasileiro, do gênero ficção científica “Uma história de amor e fúria” retrata dessa temática. A seguir imagem do filme.


Imagem associada para resolução da questão


BOLOGNESI, Luiz. Uma história de amor e fúria (filme).2013. Disponível em: http://www.buritifilmes.com.br/filmes.php?cat=filme&mostra_filme=4. Acesso em: 14 jan.2024.


O enredo conta a história de um homem que está vivo há 600 anos no Brasil. O protagonista passa por momentos marcantes da história do país, desde os conflitos indígenas na época da chegada dos europeus, passando pela Balaiada, no Maranhão, pela ditadura militar e a guerra pela água num futuro não tão distante, em 2096. É uma abordagem sobre o modo de produção da sociedade e o meio ambiente. Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa que corresponde ao fenômeno a que o filme se refere.

“A ______________, realizada em Brasília, em _____, foi a primeira a contar com a participação popular, apontando princípios e diretrizes posteriormente incorporados à _________________” (SOUSA,2003).
A alternativa que completa corretamente as lacunas texto é:
A figura do vaqueiro surge de uma mistura do branco colonizador com o índio. A figura lendária desse homem destemido que enveredou pelo sertão surgiu com o ciclo do gado, por volta do ano de 1600. Desde então suas atividades e o seu jeito peculiar imprimiu valores correspondentes com seu estilo de vida. Um dos aspectos marcantes que caracterizam o vaqueiro é o aboio, espécie de canto sem palavras que o vaqueiro entoa ao conduzir o gado para o curral. O aboio é uma melodia que os animais parecem compreender por meio do sentimento do vaqueiro, como citou o escritor José de Alencar em sua obra" O SERTANEJO", falando a respeito do aboio. Não se distinguem palavras na canção do boiadeiro, nem ele as articulam, pois fala do seu gado, com essa linguagem do coração que enternece os animais e os cativa. O enunciado pode ser chamado de: