Filtrar


Questões por página:
Adelza, professora de arte, ouviu pelos corredores do colégio em que atua que “arte não serve para nada”. Nas suas próximas aulas, Adelza tratou de mostrar aos alunos que o componente curricular Arte contribui para a interação crítica dos alunos com a complexidade do mundo, além de favorecer o respeito às diferenças e o diálogo intercultural, pluriétnico e plurilíngue, importantes para o exercício da cidadania, pois a arte propicia a troca entre culturas e favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças entre elas.
Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir sobre o componente curricular Arte no contexto da BNCC:
I. As manifestações artísticas não podem ser reduzidas às produções legitimadas pelas instituições culturais e veiculadas pela mídia. II. A prática artística não pode ser vista como mera aquisição de códigos e técnicas. III. A aprendizagem de Arte precisa alcançar a experiência e a vivência artísticas como prática social, impedindo que os alunos sejam protagonistas e criadores. IV. Os processos de criação não precisam ser compreendidos como tão relevantes quanto os eventuais produtos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Visualizar Questão Comentada
O conceito de competência, adotado pela BNCC, marca a discussão pedagógica e social das últimas décadas e pode ser inferido no texto da LDB, especialmente quando se estabelecem as finalidades gerais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (Artigos 32 e 35). Ao adotar esse enfoque, a BNCC indica que:

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC e currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens definidas para cada etapa da Educação Básica, pois as aprendizagens só se materializam com o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. São essas decisões que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, como também o contexto e as características dos alunos. Essas decisões resultam em um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade e devem se basear nas seguintes ações:

I. Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas.

II. Decidir sobre formas de organização disciplinar fortalecendo a competência das equipes escolares para adotar estratégias duradoras e eficazes em relação à gestão do ensino e da aprendizagem.

III. Conceber e pôr em prática procedimentos para motivar e engajar gestores e professores no decorrer do ano letivo.

IV. Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender.

V. Criar e disponibilizar materiais de orientação para os professores, bem como manter processos permanentes de formação docente que possibilitem contínuo aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem.

Está correto o que se afirma em:

Visualizar Questão Comentada
A Base Nacional Curricular (BNCC,2018) explicita perspectivas de compromisso com a educação integral e reconhece que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global.
A esse respeito, considere as afirmativas a seguir:
1. Comprometer-se com a educação integral significa assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. 2. Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea. 3. A perspectiva de educação integral será válida e legitimada apenas se trabalhada em turmas que permanecem em tempo integral na escola. Isso porque ao considerar as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir, é necessário refletir e propor estratégias de ampliação de componentes curriculares voltados para leitura, escrita e raciocínio lógicomatemático. 4. A educação integral pressupõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida.
Assinale a alternativa que indica as afirmativas que estão de acordo com a BNCC (2018):
Visualizar Questão Comentada
A Base Nacional Curricular Comum (BNCC,2018) traz eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica, entre elas são apontados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que intencionam assegurar condições de aprendizagem para as crianças na Educação Infantil. Sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir:
1. É direito da criança conviver com outras crianças, somente da mesma idade, e nenhum adulto da família, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas. 2. É direito da criança brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. 3. É direito da criança participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando. 4. É direito da criança explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia. 5. É direito da criança expressar, em situações restritas e conduzidas por adultos, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio da linguagem oral, não sendo permitida a utilização de linguagens variadas, para não comprometer o entendimento dos adultos.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS:
Visualizar Questão Comentada