Questões de Concurso
Filtrar
3.097 Questões de concurso encontradas
Página 172 de 620
Questões por página:
Considerando o texto acima, podemos dizer que o historiador atribui à Revolução Inglesa um caráter:
Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais. (Edgard Morin. Le Monde,08.02.2012. Adaptado.)
No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve:
“Os eleitores colombianos disseram não ao acordo entre o governo e as FARC, realizado recentemente. Mas, apesar da frustração mundial com o resultado do plebiscito, os dois lados se declararam comprometidos com o fim do conflito.62% dos eleitores não levaram às urnas a sua opinião. O plebiscito deixou claro que a Colômbia está dividida por regiões.”
(Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/10/colombianos-disseram-nao-ao-acordo-de-paz-com-farc.html.)
As FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – foram criadas