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“(...) o mundo atual caracteriza-se por uma utilização da visualidade em quantidades inigualáveis na história, criando um universo de exposição múltipla para os seres humanos, o que gera a necessidade de uma educação para saber, perceber e distinguir sentimentos, sensações, ideias e qualidades. Por isso o estudo das visualidades pode ser integrado nos projetos educacionais. Tal aprendizagem pode favorecer compreensões mais amplas para que o aluno desenvolva sua sensibilidade, afetividade e seus conceitos e se posicione criticamente.”
(PCN,1997, vol.6, p.61.)
Ao considerar a história como conhecimento humano, cotidianamente e ininterruptamente construído, cabe ao professor de História:
“Emocionada, Maria Estela Kubitschek, filha do ex-presidente Juscelino, busca na memória de mais de meio século as lembranças sobre a criação de Brasília. No aniversário de 58 anos da capital federal, ela confidenciou à Agência Brasil que não se contém ao ver o sonho do pai realizado: a cidade, idealizada por ele, reunindo pessoas dos mais distintos lugares e que percebem Brasília como um local de integração.”
(Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/o-sonho-dele-foi-realizado-diz-filha-de-jk-maria-estela-kubitschek,392b88f1f7aa86a8 3f146b58cde38bediqca7aue.html.)
Sobre a “Era JK” e a construção de Brasília, assinale a afirmativa correta.

Leia os trechos a seguir.


“O messias é alguém enviado por uma divindade para trazer a vitória do Bem sobre o Mal, ou para corrigir a imperfeição do mundo, permitindo o advento do Paraíso Terrestre, tratando-se pois de um líder religioso e social.” (Maria Isaura, p.27). Obviamente que esse líder não é uma pessoa qualquer, mas, sim, alguém que revelou ter “qualidades pessoais extraordinárias, provadas por meio de faculdades mágicas que lhe dão autoridade; trata-se pois de um líder essencialmente carismático.”


(Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/canudos6.htm.)


“O fenômeno do Padre Cícero no nordeste brasileiro representa uma fusão temática religiosa com a política em meio a um universo social de adversidade e privilégios.”


(Costa,2014.)


Os textos referem-se a um contexto conturbado do Brasil no início do século XX e tratam especificamente de dois movimentos:
“Os preparativos para receber os soberanos portugueses e toda a sua Corte não foram deixados ao acaso, mas, em face da numerosa comitiva, foram muitas as casas a desalojar e a comodidade não abundava. Uma sombra do que tinham deixado para trás, em Lisboa!: ‘Não se parava um instante; improvisavam-se as comodidades, vinham obedientemente os moradores intimados entregar as chaves das residências’.”
(BRANDÃO, Raul. El-Rei Junot. Lisboa: Livraria Brazileira,1912, pp.96-99.)
A chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro,
“A questão nacional se coloca desde o início da história, no primeiro momento, como dilema prático e teórico. As guerras e revoluções de independência sintetizam-se precisamente nesse dilema. O que há de épico nas lutas simbolizadas por Toussaint Louverture, Francisco de Miranda, Simón Bolívar, José Artigas, José Morelos, Miguel Hidalgo, Bartolomé Mitre, Bernardo O'Higgins, Antonio Sucre, José Bonifácio, Frei Caneca, Ramón Betances, José Martí e muitos outros, é que tentam retirá-la (a nação) do colonialismo, absolutismo, mercantilismo, acumulação originária, conferindo-lhe um nome. A criação do Estado, segundo os princípios adotados na constituição, em conformidade com as forças sociais, as peculiaridades da economia, as diversidades regionais, raciais e culturais, tudo isso representa o empenho de descobrir o perfil da Nação.”
(CORREA,1966, tomo VII, p.373 in.)
Na maioria dos personagens citados anteriormente, ligados por suas façanhas históricas à história da América, o ideal de Nação: