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“Existia um sentimento geral de que políticas públicas voltadas para o saneamento da sociedade poderiam colocar o país na rota do sucesso ou do progresso. Bastava europeizar-se e adotar métodos científicos nas escolas, cidades e prisões.” (PRIORE, Mary Del Histórias da Gente Brasileira: República-Memórias /1889-1950. Volume3. RJ. Editora Casa da Palavra.2017. p.20).
Considerando as primeiras décadas do período republicano no Brasil é CORRETO afirmar que:
Considerando as diversas concepções das correntes historiográficas e os diversos tipos de documentos históricos, avalie as proposições a seguir:
I- Historiadores do século XIX, ligados a Escola Metódica, tinham a concepção de que o documento histórico era, em sua essência, o texto escrito. Precisava-se apenas ter garantia de sua autenticidade. II- Com o advento da Escola dos Annales, na primeira metade do século XX, há um alargamento da noção de fonte histórica. Para Bloch na medida que há ampliação do campo do historiador, amplia-se a tipologia de sua fonte. III- Hegemonicamente, os historiadores de hoje, entendem documento histórico como prova, uma visão objetiva da história que se faz presente inclusive no espaço escolar. Há uma preocupação essencial com a autenticidade e o documento por si só, já fala. Não há subjetividade na construção histórica.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Considere: “O primeiro aspecto a ser discutido, para a compreensão essencial dos princípios norteadores do materialismo é a dialética.” (BARROS, José de Assunção. Teoria da História – os paradigmas revolucionários. RJ. Vozes.2011. p.36).
Analise as proposições a seguir:
I- Para o pensamento hegeliano, o processo dialético situa-se na matéria, erradicando toda a concepção de um mundo marcado pelo idealismo, pelo espírito. II- Tendo como referência a Escola Inglesa do Marxismo, compreende-se que o mundo da cultura passa a ser analisado como parte integrante do modo de produção gerando a afirmação de Edward Thompson de que “sem cultura, não há produção”. III- Com Thompson e outros historiadores da Escola Inglesa do Marxismo, a classe social, solidifica-se como estrutura, algo estático distanciando-se de noções de identidade.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

“A Colônia se diversificava. As formas de ocupação que haviam garantido a presença portuguesa entre os séculos XVI e XVII, ou seja, o latifúndio e a monocultura, passaram a conviver crescentemente com outras atividades econômicas.” (Del priore, Mary. Venâncio, Renato. Uma breve história do Brasil. São Paulo. Planeta.2010. p.135).

Avalie as proposições a seguir, considerando a realidade sócio-economica da América portuguesa.


I- A vida urbana trouxe para a cena vários atores, entre eles os ciganos. Só não há registro, neste espaço, de artesãos, devido à proibição da metrópole da colônia ter sua própria produção.


II- Um intricado mundo de comerciantes dominava as várias áreas da América portuguesa. Sua imensidão territorial gerou, contudo, o aparecimento de comerciantes volantes, gente acostumada a percorrer grandes distâncias levando seus produtos em uma ou outra direção. A maioria branca, nascida no Brasil.


III- Em Salvador, no início do século XIX, um dado digno de registro é que não há na capital baiana a presença de indigentes mendigando em suas ruas devido a ser um centro administrativo onde centralizava recursos.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

“Além de suas renovadoras críticas à racionalidade moderna, ao autoritarismo e ao totalitarismo político (inclusive a vertente stalinista da época) os temas privilegiados (...) e que interessam mais propriamente a uma História Cultural voltam-se para a cultura de massas, para o papel da ciência e da tecnologia na sociedade moderna, para a família e a sexualidade. Aparece ainda um especial interesse pelos problemas relacionados à alienação, à perda de autonomia do sujeito na sociedade industrializada.” (Barros, José D'Assunção. O campo da história: especialidades e abordagens. Petrópolis. Vozes 2004. P.71)


Estamos falando da tendência do Materialismo Histórico que propôs uma radical renovação do marxismo e que incorporou diálogos com a Psicanálise e com as teorias da Comunicação. Este grupo de intelectuais que muito contribuiu para um tratamento mais diversificado da cultura é a: