Filtrar


Questões por página:

Sobre os estudos de Emile Durkheim (1903) acerca da função classificadora, julgue os itens abaixo com V paras sentenças VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) Classificar as coisas é arrumá-las em grupos distintos uns dos outros, separados por linhas de demarcação nitidamente determinadas.

( ) A consciência individual não passa de um fluxo contínuo de representações que se perdem umas das outras, e as distinções, quando começam a aparecer, são todas fragmentárias.

( ) Toda classificação implica uma ordem hierárquica cujo modelo não nos é oferecido nem pelo mundo sensível nem pela nossa consciência.

( ) O esquema da classificação não é um produto espontâneo do entendimento abstrato, mas sim resulta de uma elaboração na qual entraram todos os tipos de elementos estranhos.

( ) As classificações primitivas constituem singularidades excepcionais, sem analogia com as que estão em uso entre os povos mais cultos.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

As lutas sociais contemporâneas, principalmente as que buscam conquistar direitos ligados ao conceito de cidadania, possuem variadas motivações. Axel Honneth (2003), contudo, ao analisar os conflitos sociais, considera que tais motivações se relacionam primordialmente a:

“A revolução que ocorrerá da nossa disciplina durante o primeiro terço do século XX é considerável: ela põe fim à repartição das tarefas, até então habitualmente divididas entre o observador (viajante, missionário, administrador) entregue ao papel subalterno de provedor de informações, e o pesquisador erudito, que, tendo permanecido na metrópole, recebe, analisa e interpreta – atividade nobre! – essas informações. O pesquisador compreende a partir desse momento que ele deve deixar seu gabinete de trabalho para ir compartilhar a intimidade dos que devem ser considerados não mais como informadores a serem questionados, e sim como hóspedes que o recebe e mestres que o ensinam. Ele aprende então, como aluno atento, não apenas a viver entre eles, mas a viver como eles, a falar sua língua e a pensar nessa língua, a sentir suas próprias emoções dentro dele mesmo. Trata-se, como podemos ver, de condições de estudo radicalmente diferentes das que conheciam o viajante do século XVIII e até o missionário ou o administrador do século XIX, residindo geralmente fora da sociedade indígena e obtendo informações por intermédio de tradutores e informadores: este último termo merece ser repetido. Em suma, a antropologia se torna pela primeira vez uma atividade ao ar livre, levada, como diz Malinowski, ‘ao vivo’, em uma “natureza imensa, virgem e aberta”.

(LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense,2003)

Sobre a Etnografia, é possível afirmar que:

I) O pesquisador vai ao campo já “equipado” com as categorias que pretende analisar e sua experiência no campo visa validar ou não essas categorias.

II) A boa Etnografia é aquela na qual o pesquisador se “despe” totalmente de sua identidade. Somente assim é possível garantir critérios de cientificidade.

III) A Etnografia é uma experiência de imersão na sociedade do outro – mesmo que esse outro seja um grupo que pertença à mesma sociedade do pesquisador –, visando compreender a sociedade pelos “olhos” dos nativos.

IV) A Etnografia pode ser conceituada como uma Descrição Densa, onde o pesquisador deve levar em consideração a maioria dos aspectos da vida social do grupo a ser pesquisado.

Apresentam as alternativas CORRETAS:

A ampliação das conquistas coloniais no século XIX ampliou também os horizontes geopolíticos, e essa realidade se apresentava como solo fértil para o pensamento social. Houve, então, uma efervescência na produção de teorias sobre as sociedades descobertas. Constituindo as primeiras grandes obras da antropologia evolucionista, títulos como: “O Matriarcado”; “A Cidade Antiga”; “A Sociedade Antiga”; “Cultura Primitiva” e “O Ramo de Ouro” datam deste período. Sobre a autoria dessas obras, é possível afirmar que foram escritas, respectivamente, por:

“A lhaneza no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro [...]” – HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo,2011, pag.146.

O fragmento acima representa um conceito da obra de Sérgio Buarque de Holanda ao definir uma relevante característica sociocultural do povo brasileiro. A esse respeito, marque a alternativa CORRETA.