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A Cultura é todo tipo de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo. Os rituais religiosos, a música, o teatro, a língua, a dança, a arquitetura, pensamentos, forma de organização social são algumas das atividades e manifestações culturais de um povo.

A capacidade de produção de cultura diferencia o ser humano dos animais irracionais.

Sobre a Cultura Religiosa e de como se apresenta, analise os itens a seguir:

I. Fenômeno religioso que aborda os limites e possibilidades da experiência com Deus.
II. A Bíblia: livro de formação cultural do Ocidente.
III. Temas atuais à luz do Humanismo Cristão: a família e a dimensão afetivo-sexual.
IV. O cristianismo e os desafios do diálogo ecumênico e inter-religioso no contexto de um mundo globalizado.
V. História e fundamentos da cultura e tradições religiosas afro-brasileira e indígenas.
VI. o compromisso com o cuidado e a defesa da vida humana e ecológica.

Estão CORRETOS:
“A religião é um dos fenômenos mais importantes entre aqueles pertencentes exclusivamente ao ser humano. Toda cultura ou civilização, sem exceção, desenvolveu um sistema religioso, fosse ele mais elementar, como as religiões dos povos nativos da América e da Oceania, fosse mais complexo, como as religiões abraâmicas (derivadas do patriarca Abraão) médio-orientais: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo."

Sobre o fenômeno religioso, analise as afirmativas a seguir:

I. Após o advento das ciências humanas especializadas, como a antropologia, a sociologia, a história e a psicologia, muitos investigadores vêm tentando explicar o fenômeno religioso e, grosso modo, definir o que é a religião.
II. Filósofos alemães do século XIX Friedrich Nietzsche e Karl Marx e o francês Auguste Comte, manifestaram-se como absolutamente avessos à ideia de religião e à existência de uma realidade transcendente, isto é, uma realidade que está para além desse mundo, do mundo físico, material, corpóreo.
III. Pensadores, como o sociólogo Émile Durkheim e o estudioso de mitologia e simbologia Mircea Eliade buscaram entender a religião de forma mais objetiva, procurando entender o funcionamento de noções como o sagrado, o profano, o mito, as imagens, os símbolos religiosos, bem como as práticas rituais, como o sacrifício.
IV. Nas sociedades primitivas e também nas grandes civilizações antigas, a manifestação do sagrado, isto é, da ação dos deuses ou de um Deus único (a depender da religião) no mundo, é o que provoca a reunião, a agregação dos indivíduos, que procuram a transcendência e respostas para problemas fundamentais, como a morte.

Estão CORRETAS:
Considerando as informações disponíveis no texto “O caráter pedagógico dos movimentos sociais”, de Marlene Ribeiro (1998), identifique as afirmativas com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Em geral, o espaço contraditório entre a sociedade civil e o Estado é alvo dos estudos sobre movimentos sociais. Tal espaço pode ser tanto negado como colocado como arena de conflitos e possibilidades de conquistas democráticas ( ) Claus Offe, Jürgen Habbermas e Boaventura Sousa Santos são alguns dos autores utilizados por Ribeiro (1998) para discutir as contradições entre Estado e sociedade civil. Segundo ela, tais autores, considerando os “movimentos alternativos” ocorridos na Europa, desqualificam os espaços institucionais, particularmente o Estado social, como loci de manifestações dos movimentos reivindicatórios que emergiram nos anos de 1970, em função da adoção do Estado mínimo e de mecanismos burocráticos de intervenção e controle sobre a vida dos cidadãos. ( ) A análise dos protestos e manifestações de massa a partir da década de 1970 revela a redução do ideário e das práticas participativas, e o uso convencional de participação política e a exclusão das demandas ligadas a temas de conteúdo moral e econômico mais do que político.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
“[...] são afirmações provisórias ou uma solução possível a respeito do problema colocado em estudo (SANTOS,2004 apud MINAYO,1994) [...] não constituem os pressupostos de estudo, porque estes já estão confirmados pela literatura, constituindo o acervo de evidências prévias sobre a questão” (SEVERINO,2002 apud MINAYO,1994).
Um item importante que compõe um projeto de pesquisa expresso pelo texto é:
O encontro de famílias que compartilham da mesma problemática e, por meio de encontros, criam um espaço terapêutico que permite um rico intercâmbio, marcado pela polaridade e ajuda mútua, é denominado, de acordo com Guimarães, como: