Filtrar


Questões por página:

Em uma perspectiva crítica e tendo como pano de fundo o avanço do capitalismo industrial no século XVIII, Donzelot considera, no conhecido livro A Polícia das Famílias, a família um domínio “híbrido” entre o público e o privado, do qual emergem mecanismos de governo na sociedade.


Considerando tal concepção acerca da ideia de família, podemos afirmar que historicamente a família se tornou

Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns.

Assinale, a alternativa que NÃO pode ser considerada uma Rede Social:


Imagem associada para resolução da questão


https://www.ivancabral.com/


A charge, acima, é uma crítica:

Este autor adjetivou o Estado brasileiro como “autocrático burguês”. Para ele, essa instituição funcionaria como um instrumento político de uma ditadura de classe aberta, garantindo a “modernização”, a incorporação e a industrialização maciça. No Estado brasileiro, as forças armadas e os tecnocratas, civis e militares ocupariam posições estratégicas de liderança política ou burocrática. Segundo o autor, esse organismo se adaptaria às suas funções contrarrevolucionárias e repressivas através de várias inovações. Além disso, traria um poder político ultraconcentrado, com um executivo decidindo sem recorrer ao consentimento expresso de maiorias. Possuiria três faces salientes: democrática restrita, autoritária e facista, que se manifestariam de acordo com as necessidades conjunturais de manutenção da ordem. Por fim, serviria a interesses contraditórios das classes burguesas – nacionais e estrangeiras – considerando a estabilidade política e outros fatores concretos. Essa descrição sintetiza, em linhas gerais, a perspectiva analítica de qual representante da Sociologia brasileira?
“O multiculturalismo ___________________ compreende a representação de etnia, classe e gênero como o resultado de lutas sociais mais amplas sobre signos e significações. Nessa perspectiva, os indivíduos produzem, renovam e reproduzem os significados em um contexto constantemente configurado e reconfigurado pelo poder. Esta reprodução cultural engloba o modo pelo qual o poder, sob a variedade de formas que assume, ajuda a construir a experiência coletiva atuando favoravelmente à supremacia branca, ao patriarcado, ao elitismo de classe e a outras forças dominantes” (Neira,2008).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.