Filtrar


Questões por página:
A Sociologia surge no contexto das transformações socioeconômicas estabelecidas pela derrocada do sistema feudal de produção e do Antigo Regime e o surgimento do sistema capitalista e das democracias modernas.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Auguste Comte sistematiza uma “física social”, que mais tarde viria a chamar de “Sociologia” em seu “Curso de Filosofia Social” (1835). II. Considera-se Max Weber, filósofo alemão do final do séc. XIX, e sua obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” (1905), em que relaciona a moral protestante com o desenvolvimento do capitalismo, como um dos pais da Sociologia. III. Karl Marx, filósofo alemão, realiza um profundo estudo das relações sociais a partir de uma análise estrutural do sistema de produção capitalista e publica em 1867 o primeiro volume do livro “O Capital”.

Assinale a alternativa correta:
Segundo o modelo ideal de educação pensado pelo sociólogo Max Weber, quais seriam as principais finalidades da educação?
Considerado um dos mais influentes pensadores da Sociologia da Educação, Émile Durkheim, elaborou teorias que até o presente são refletidas e exploradas ao construirmos a educação institucionalizada. Entre os vários conceitos elaborados pelo sociólogo, assinale a alternativa que corresponde ao conceito que problematiza a existência de um conjunto de sentimentos e crenças comuns aos membros de uma mesma sociedade, ou seja, o conceito que explicita que as representações presentes nas sociedades podem revelar o quanto há dos outros indivíduos em nós.
No capítulo 24 do Livro 1 de O Capital, Karl Marx descreve o que nomeou como “A Assim Chamada Acumulação Primitiva”. Segundo o autor, tal processo foi composto por uma diversidade de fenômenos históricos, como a escravidão e o tráfico de escravizados, a exploração das colônias ultramarinas através de saques, os monopólios mercantis, a desapropriação de terras da Igreja Católica e o cercamento de terras. Este último, especificamente, separou o produtor direto dos seus meios de produção. Ao descrever esse último processo, Marx descreve as condições de surgimento
Preocupado com o poder, Max Weber conceitua Estado como a única instituição social autorizada a exercer de forma legítima a violência. Para essa formulação aciona as categorias de legitimidade e obediência. Assim, para o autor, o Estado encontra legitimidade em suas ações quando seus cidadãos