Questões de Concurso
Filtrar
3.506 Questões de concurso encontradas
Página 42 de 702
Questões por página:
Questões por página:
Sociedade da informação, mundo globalizado e avanço tecnológico, ou sociedade dos “infoexcluídos”, alienação global e desumanização tecnológica? Dicotomia representativa de uma sociedade capitalista que visa, prioritariamente, os aspectos econômicos em detrimento dos aspectos sociais. A consequência dessa cisão arbitrária, se por um lado contribui para a aceleração das mudanças culturais e da transformação social, por outro serve para aumentar o número de excluídos. O texto acima fazer referência a “sociedade em rede” (Castells). Neste sentido, é INCORRETO afirmar que:
No Brasil, o arcabouço conceitual/normativo de interpretação da realidade agrária modificou-se significativamente nas últimas décadas. Esse processo, esteve ligado a questões políticas que envolveram desde o golpe militar de 1964, às lutas em torno da reforma agrária na década de 1980, à construção do texto da Constituição Federal de 1988, à consequente regulamentação dos seus dispositivos constitucionais referentes à reforma agrária e a outras reivindicações decorrentes da conformação político-econômica mais recente. É CORRETO afirmar que:
Desde a segunda metade do século XX, a transição demográfica é um dos fenômenos estruturais mais importantes que tem marcado a economia e a sociedade brasileira. Trata-se de um fenômeno caracterizado pela sua universalidade, mas fortemente condicionado pelas condições históricas em que se realiza nos diferentes países. A respeito do processo de transição demográfica no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
A respeito da proposta de divisão do Brasil em “complexos regionais” ou “regiões geoeconômicas”, de Pedro Pinchas Geiger, proposta no final da década de 1960, é INCORRETO afirmar que:
No Brasil, as propostas de regionalização tiveram início na década de 1940 com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), e tinham como objetivo o levantamento de informações do território para fins de planejamento. A primeira proposta de regionalização elaborada pelo IBGE baseou-se nas características fisiográficas do território nacional. Nesta proposta de regionalização, o Brasil foi dividido em cinco regiões, são elas: