Filtrar


Questões por página:
“Segundo Gustavo Veronesi, coordenador da Causa Água Limpa da SOS Mata Atlântica, uma das explicações para o aumento da mancha de poluição no Tietê são as emergências climáticas. “O principal fator desse aumento da mancha de poluição se deve às emergências climáticas. Na região metropolitana tem chovido bem menos então o esgoto, que ainda cai no rio, tem menos água para diluir, devido a esse processo de seca” (Fonte: Agência Brasil,19 de setembro de 2024)

Neste sentido, o rio Tietê pertence à bacia hidrográfica do rio:
De acordo com o pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), Tatsuo Ishizu, a história do Japão na Amazônia começou em 16 de setembro de 1926, quando 43 famílias desembarcaram no Pará criando a terceira colônia japonesa no Brasil.

(Disponível em: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/09/semana-do-japao-comemora-migracao-para-amazonia.html. Acesso em 08/08/23)

A principal atividade desenvolvida por imigrantes japoneses a leste de Belém, tornando a região uma das maiores produtoras do Brasil, foi o cultivo de:
Leia o trecho a seguir:

“municípios cortados pela linha de fronteira, seja essa seca ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura, que apresentem grande potencial de integração econômica e cultural, podendo ou não apresentar a unificação da malha urbana com cidade do país vizinho.”
TERRA, Lygia et al. Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil.3. ed. São Paulo: Moderna,2015.

O texto acima refere-se ao conceito de:
As remessas financeiras de emigrantes para seus países de origem são fontes de divisas importantes para os países mais pobres. O fator que contribui para o aumento dessas remessas financeiras para o Brasil é:
Observe a figura a seguir:



057.png (373×375)




(Disponível em: https://geoaplicacao.wordpress.com/. Acesso em 07/08/23)

Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira partiram do conceito de “meio técnico científico informacional” para propor outra regionalização do espaço, considerando o princípio de que as técnicas, informações e finanças se distribuem desigualmente pelo território brasileiro, determinando quatro regiões. A região indicada pela letra A denomina-se: