Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
As tábuas de mortalidade clássicas consideram que as probabilidades de morte para um grupo homogêneo de pessoas dependem exclusivamente da idade alcançada, sendo que, no caso de aposentadorias decorrentes de invalidez, as probabilidades de morte dependem da idade de entrada em invalidez e da duração da mesma. Na literatura atuarial clássica, tábuas de mortalidade construídas a partir dessas probabilidades são denominadas tábuas seletas de mortalidade.
mostrar texto associado
O método de financiamento agregado consiste na formação de reservas individuais por participante, perfazendo o custo normal diferenciado para cada participante, não sendo, portanto, presumido o princípio de mutualismo.
mostrar texto associado
O cálculo atuarial desenvolvido segundo o regime financeiro de capitalização pressupõe a escolha quanto ao método de financiamento que será observado para a definição das contribuições a serem vertidas para o plano de benefícios previdenciários ao longo do tempo. No caso do método de financiamento por idade normal de entrada, é pressuposta uma idade inicial de entrada no plano previdenciário, a partir da qual é calculado atuarialmente o custo individual de maneira crescente ao longo do período laborativo.
mostrar texto associado
A utilização do regime de repartição de capitais por cobertura implica uma fundação única e antecipada dos dispêndios futuros, com a constituição de reservas de benefícios concedidos, que, a cada ano, deve equivaler ao valor presente atuarial das obrigações.
mostrar texto associado

Para Gompertz, a força de mortalidade, , apresenta crescimento exponencial, = , em que b > 0, c > 1 e 1, e a razão corresponde a c.