Filtrar


Questões por página:
De acordo com as tipologias faciais de Cabrera e Enlow, classifique os tipos faciais e assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:


I. Mesofacial. II. Dolicofacial. III. Braquifacial.

( ) Existe o predomínio do crescimento vertical, ou seja, há uma predominância dos vetores de crescimento e desenvolvimento da face no sentido inferior do que no anterior. ( ) Tipo de face em que os vetores de crescimento e desenvolvimento facial apresentam-se em harmonia com a face, crescendo e se desenvolvendo de modo equilibrado para baixo e para frente. ( ) Há um maior crescimento no sentido horizontal, onde o vetor de crescimento e desenvolvimento facial é maior no sentido anterior que no inferior, caracterizado pela musculatura forte contendo o vetor vertical.
Fissuras labiopalatinas constituem uma má formação congênita que ocorre em períodos embriológicos distintos, causadas por diversos agentes diferentes, destacando-se a hereditariedade, fatores tóxico-infecciosos, estresse emocional, radiação ionizante e algumas drogas (Silva et al.2003). A respeito disso, assinale a alternativa CORRETA:
O processamento auditivo central é um conjunto de habilidades específicas que permitem ao indivíduo realizar a análise dos eventos sonoros e interpretar o que ouve. Tais habilidades são: discriminação auditiva, localização e lateralização do som, reconhecimento de padrões auditivos, desempenho auditivo na presença de sinais acústicos competitivos e aspectos temporais da audição. Os aspectos temporais da audição são compostos por quatro subprocessos, EXCETO:
As Disfunções Temporomandibulares (DTMs) são reconhecidas como um grupo de condições musculoesqueléticas e neuromusculares alteradas que envolvem as articulações temporomandibulares (ATMs), os músculos mastigatórios e todos os tecidos associados (Ferreira, Silva e Felício,2016). Com relação às DTMs, assinale a alternativa INCORRETA:
A fluência, por sua definição, refere-se ao fluxo contínuo e suave da produção da fala (Furquim de Andrade,2011). Para avaliação da fluência, devem ser levantados alguns aspectos, como tipologia das rupturas, velocidade de fala e frequência das rupturas. Especificamente sobre a tipologia das rupturas, classifique como verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmações a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:


( ) Hesitações: inclusão de sons, palavras ou frases irrelevantes no contexto da mensagem. ( ) Bloqueio: tempo inapropriado para iniciar um fonema ou à liberação de uma posição articulatória fixa. ( ) Prolongamento: duração inapropriada de um fonema ou ao elemento de um ditongo, que pode ou não estar acompanhado por características qualitativas da fala. ( ) Repetição de segmentos: mudança no conteúdo ou na forma gramatical da mensagem ou na pronúncia da palavra.