Questões de Concurso
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                  15.401 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 1016 de 3.081                
                
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                Concurso:
                Prefeitura de Rondinha - RS
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 De acordo com o art.65 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a formação docente, exceto para o(a) _________________, incluirá prática de ensino de, no mínimo,  trezentas horas.  
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
    Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
                Concurso:
                 Prefeitura de Queimadas - PB
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Um grupo de professores em Queimadas, PB,  iniciou um projeto pedagógico que visa integrar diversas disciplinas para abordar o tema da sustentabilidade. O projeto inclui atividades práticas,  como hortas escolares, reciclagem e campanhas de conscientização ambiental. No entanto, alguns professores relataram dificuldades em adaptar os conteúdos de suas disciplinas para este projeto interdisciplinar. Diante desse cenário, avalie as assertivas a seguir:  
 
1. A metodologia de projetos permite que os conteúdos de diferentes disciplinas sejam integrados de forma coerente, proporcionando aos alunos uma visão mais ampla e aplicada do conhecimento.
 
2. A adaptação dos conteúdos para projetos interdisciplinares pode exigir a reformulação de planos de aula e a criação de novos materiais didáticos que dialoguem com os objetivos do projeto.
 
3. A avaliação em projetos interdisciplinares deve considerar tanto o desenvolvimento de competências específicas de cada disciplina quanto a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento de forma integrada e contextualizada.
 
4. Projetos focados em temas como sustentabilidade são limitados a disciplinas como ciências e geografia, sendo pouco relevantes para áreas como matemática e língua portuguesa.
 
5. A integração de disciplinas em um projeto pode ser desafiadora, mas é uma prática que favorece o aprendizado significativo, pois conecta os conteúdos escolares à realidade dos alunos e às questões sociais contemporâneas.
 
 
Alternativas:
    1. A metodologia de projetos permite que os conteúdos de diferentes disciplinas sejam integrados de forma coerente, proporcionando aos alunos uma visão mais ampla e aplicada do conhecimento.
2. A adaptação dos conteúdos para projetos interdisciplinares pode exigir a reformulação de planos de aula e a criação de novos materiais didáticos que dialoguem com os objetivos do projeto.
3. A avaliação em projetos interdisciplinares deve considerar tanto o desenvolvimento de competências específicas de cada disciplina quanto a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento de forma integrada e contextualizada.
4. Projetos focados em temas como sustentabilidade são limitados a disciplinas como ciências e geografia, sendo pouco relevantes para áreas como matemática e língua portuguesa.
5. A integração de disciplinas em um projeto pode ser desafiadora, mas é uma prática que favorece o aprendizado significativo, pois conecta os conteúdos escolares à realidade dos alunos e às questões sociais contemporâneas.
Alternativas:
                Concurso:
                 Prefeitura de Queimadas - PB
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Uma escola em Queimadas, PB, decidiu implementar projetos interdisciplinares como parte de sua metodologia de ensino, com o objetivo de tornar o aprendizado mais significativo e conectado à realidade dos alunos. Durante a implementação, os professores enfrentaram desafios relacionados à coordenação entre as disciplinas e à integração dos conteúdos. Sobre a metodologia de projetos no cotidiano escolar, avalie as assertivas a seguir:  
 
1. A metodologia de projetos permite que os alunos se tornem protagonistas do processo de aprendizagem, ao explorar temas de interesse que são significativos para sua realidade e que conectam diferentes áreas do conhecimento.
 
2. Os projetos interdisciplinares devem ser planejados e desenvolvidos de forma colaborativa pelos professores de diferentes disciplinas, para garantir a coerência e a integração dos conteúdos.
 
3. A avaliação dos projetos deve focar não apenas nos produtos finais, mas também nos processos de aprendizagem, incentivando a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades como autonomia e trabalho em equipe.
 
4. A metodologia de projetos é particularmente eficaz em disciplinas de ciências exatas, como matemática e física, mas pode ser menos aplicável em áreas como artes e educação física.
 
5. A implementação de projetos interdisciplinares requer uma reorganização do tempo e dos espaços escolares, além de um planejamento detalhado e flexível que permita ajustes conforme o andamento do projeto.
 
 
Alternativas:
    1. A metodologia de projetos permite que os alunos se tornem protagonistas do processo de aprendizagem, ao explorar temas de interesse que são significativos para sua realidade e que conectam diferentes áreas do conhecimento.
2. Os projetos interdisciplinares devem ser planejados e desenvolvidos de forma colaborativa pelos professores de diferentes disciplinas, para garantir a coerência e a integração dos conteúdos.
3. A avaliação dos projetos deve focar não apenas nos produtos finais, mas também nos processos de aprendizagem, incentivando a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades como autonomia e trabalho em equipe.
4. A metodologia de projetos é particularmente eficaz em disciplinas de ciências exatas, como matemática e física, mas pode ser menos aplicável em áreas como artes e educação física.
5. A implementação de projetos interdisciplinares requer uma reorganização do tempo e dos espaços escolares, além de um planejamento detalhado e flexível que permita ajustes conforme o andamento do projeto.
Alternativas:
                Concurso:
                 Prefeitura de Queimadas - PB
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Em Queimadas, PB, um grupo de pais e professores debateu intensamente sobre a inclusão de novos valores e práticas pedagógicas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, especialmente em relação à educação inclusiva e à promoção da diversidade. Avalie as seguintes assertivas sobre a construção e a importância do PPP:  
 
1. O PPP deve refletir os princípios de inclusão e respeito à diversidade, integrando práticas pedagógicas que garantam a equidade de acesso e a qualidade do ensino para todos os alunos.
 
2. A construção do PPP é uma oportunidade para que a escola se reposicione perante a comunidade, fortalecendo o compromisso com a educação de qualidade e a transformação social.
 
3. A participação dos pais na elaboração do PPP é fundamental, pois permite que a escola atenda às expectativas e necessidades das famílias, promovendo um ambiente educacional mais acolhedor e colaborativo.
 
4. O PPP deve ser elaborado exclusivamente pelos gestores escolares, já que são eles os responsáveis pela implementação das políticas educacionais definidas pela secretaria de educação.
 
5. O PPP, ao contemplar a educação inclusiva, deve prever estratégias específicas para a formação dos professores, a adaptação dos materiais didáticos e a organização dos espaços escolares.
 
 
Alternativas:
    1. O PPP deve refletir os princípios de inclusão e respeito à diversidade, integrando práticas pedagógicas que garantam a equidade de acesso e a qualidade do ensino para todos os alunos.
2. A construção do PPP é uma oportunidade para que a escola se reposicione perante a comunidade, fortalecendo o compromisso com a educação de qualidade e a transformação social.
3. A participação dos pais na elaboração do PPP é fundamental, pois permite que a escola atenda às expectativas e necessidades das famílias, promovendo um ambiente educacional mais acolhedor e colaborativo.
4. O PPP deve ser elaborado exclusivamente pelos gestores escolares, já que são eles os responsáveis pela implementação das políticas educacionais definidas pela secretaria de educação.
5. O PPP, ao contemplar a educação inclusiva, deve prever estratégias específicas para a formação dos professores, a adaptação dos materiais didáticos e a organização dos espaços escolares.
Alternativas:
                Concurso:
                 Prefeitura de Queimadas - PB
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Uma escola em Queimadas, PB, está passando por um processo de revisão de seu Projeto Político Pedagógico (PPP) para garantir que ele esteja alinhado às novas diretrizes educacionais e às demandas da comunidade escolar. Durante as discussões, surgiram dúvidas sobre a importância da participação dos diferentes atores da escola na construção do PPP. Sobre esse tema, avalie as assertivas seguintes:  
 
1. O Projeto Político Pedagógico é um documento fundamental para a identidade da escola, pois define as diretrizes pedagógicas e administrativas que orientam todas as ações escolares.
 
2. A construção do PPP deve ser um processo democrático e participativo, envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo professores, alunos, pais e funcionários, para que reflita os valores e necessidades de todos.
 
3. O PPP deve ser revisado periodicamente, especialmente em resposta a mudanças nas políticas educacionais ou nas demandas da comunidade, garantindo sua relevância e efetividade.
 
4. A autonomia escolar, prevista na LDBEN, permite que cada escola elabore seu PPP de forma independente, sem necessidade de alinhamento com as diretrizes nacionais ou estaduais de educação.
 
5. O PPP, uma vez elaborado, deve ser rigidamente seguido pela escola, não permitindo adaptações ou mudanças ao longo do tempo, exceto em casos de força maior.
 
 
Alternativas:
    1. O Projeto Político Pedagógico é um documento fundamental para a identidade da escola, pois define as diretrizes pedagógicas e administrativas que orientam todas as ações escolares.
2. A construção do PPP deve ser um processo democrático e participativo, envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo professores, alunos, pais e funcionários, para que reflita os valores e necessidades de todos.
3. O PPP deve ser revisado periodicamente, especialmente em resposta a mudanças nas políticas educacionais ou nas demandas da comunidade, garantindo sua relevância e efetividade.
4. A autonomia escolar, prevista na LDBEN, permite que cada escola elabore seu PPP de forma independente, sem necessidade de alinhamento com as diretrizes nacionais ou estaduais de educação.
5. O PPP, uma vez elaborado, deve ser rigidamente seguido pela escola, não permitindo adaptações ou mudanças ao longo do tempo, exceto em casos de força maior.
Alternativas:
