Filtrar


Questões por página:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento orientador que define as competências e habilidades essenciais para a formação integral dos estudantes em todas as escolas brasileiras. No cenário de uma educação plural e diversificada, qual competência geral da BNCC incentiva o desenvolvimento da comunicação eficaz, promovendo o diálogo, a empatia e o respeito entre os alunos?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei n.º 9.394/1996 - é um marco fundamental na organização do sistema educacional brasileiro. Ela estabelece princípios que visam garantir uma educação inclusiva e pluralista. Dentre esses princípios, qual reflete diretamente a valorização do pluralismo de ideias e o respeito à liberdade de aprender e ensinar, promovendo a diversidade no ambiente escolar?

Para Padilha (2005) “A atividade de planejar a atividade educativa não se restringe à reflexão acerca dos problemas educacionais. Ela implica uma visão e análise amplas de mundo e da sociedade. É necessário resgatar também a dimensão pedagógica do planejamento como uma atividade que propicia a aglutinação em torno da escola, dos diferentes segmentos escolares e extraescolares, superando a prática taylorista de planejamento, segundo a qual quem planeja não executa, quem decide não faz e quem faz não decide.”

De acordo com essa perspectiva dialógica, o Projeto Político Pedagógico Institucional deve ser:

A formação do professor é um procedimento complexo de construção de um saber e de preparação para sua adequada transmissão aos estudantes .(Pinto,1990)

Para definir o perfil do educador da EJA, “não basta aproveitar os professores de fundamental e médio, dando a eles uma certa ‘reciclagem’ para que, emvez de falarem ‘criança’ ou ‘adolescente’, eles usem as palavras ‘jovem’ou ‘adulto’, umprocedimento comum em algumas administrações de ensino municipais e estaduais'' (Bedoya eTeixeira,2008).

Assim, é importante:

Sobre a Supervisão Pedagógica, afirma Rangel (2013) “[...] confirmam-se, então, a idéia e o princípio que o supervisor não é um ‘técnico’ encarregado da eficiência do trabalho e, muito menos, um ‘controlador’ de ‘produção’; sua função e seu papel assumem uma posição social e politicamente maior...”

Assinale a alternativa que melhor define a posição do supervisor na atualidade.