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O texto, a seguir, ilustra a produção de uma criança com deficiência intelectual depois que a professora leu a história “Aladim e a lâmpada maravilhosa” e solicitou que os alunos escrevessem o que haviam compreendido da história e lessem para ela.
Na produção textual em foco:
Na produção textual em foco:
Recursos didáticos para alunos cegos devem seguir alguns critérios fundamentais para atingirem a eficiência de sua utilização:
(Disponível em: http://dvsepedagogia.blogspot.com.br.)
A observação das imagens permite afirmar que:
(Disponível em: http://dvsepedagogia.blogspot.com.br.)
A observação das imagens permite afirmar que:
As estratégias de leitura são utilizadas por todos os leitores. Aqueles mais eficientes são os que melhor as utilizam, enquanto os aprendizes com maior dificuldade na leitura são menos eficientes na sua aplicação.
Professora: O que está escrito aqui? (Aponta o título da história na capa de um livro: Fogo no céu)
Elisabeth: Fo...go...no...céu.
Professora: E o que esta frase diz?
Elisabeth: (Silêncio).
Professora: O que significa isso?
Elisabeth: (Silêncio).
Professora: E esta palavra aqui? (aponta para a palavra fogo)
Elisabeth: fo-go.
Professor: O que você leu?
Elisabeth: (Silêncio).
A intervenção realizada com uma aluna com Síndrome de Down demonstra o uso de estratégia
Professora: O que está escrito aqui? (Aponta o título da história na capa de um livro: Fogo no céu)
Elisabeth: Fo...go...no...céu.
Professora: E o que esta frase diz?
Elisabeth: (Silêncio).
Professora: O que significa isso?
Elisabeth: (Silêncio).
Professora: E esta palavra aqui? (aponta para a palavra fogo)
Elisabeth: fo-go.
Professor: O que você leu?
Elisabeth: (Silêncio).
A intervenção realizada com uma aluna com Síndrome de Down demonstra o uso de estratégia
A flexibilização curricular pode configurar variadas modificações no fazer pedagógico, para remover as barreiras que impedem a aprendizagem e a participação dos alunos que apresentam dificuldades em seu processo de escolarização (CARVALHO,2001,2004.), não sendo desenvolvidas apenas pelos professores. Constituem-se ações que visam à implementar flexibilização curricular, EXCETO:
