Filtrar


Questões por página:
Para fins de aplicação da Lei Brasileira de inclusão, consideram-se barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:
Sobre a classificação das barreiras previstas na legislação, analise as afirmativas.
1. Barreiras arquitetônicas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;
2. Barreiras atitudinais: as existentes nos edifícios públicos e privados;
3. Barreiras nos transportes: as existentes nos sistemas e meios de transportes;
4. Barreiras tecnológicas: as que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Para fins de aplicação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência a consideração: quaisquer componentes de obras de urbanização, tais como os referentes à pavimentação, saneamento, encanamento para esgotos, distribuição de energia elétrica e de gás, iluminação pública, serviços de comunicação, abastecimento e distribuição de água, paisagismo e os que materializam, as indicações do planejamento urbanístico, é?
Segundo a Lei nº 10.639/03, os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial em quais áreas?
As crianças ________ e ________ as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas ___________ e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha _________, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão. (BNCC - BRASIL,2017, p.38)
Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas.
O documento "Recontextualização Curricular: a BNCC e os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação Infantil" realiza uma análise da BNCC (2017) e o conjunto de documentos curriculares da RMEF, e diz que ambos reafirmam que as interações e as brincadeiras são definidas como eixos estruturantes da prática pedagógica da Educação Infantil e apresentam os dois termos como possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Sobre brincadeiras e as interações assinale V (verdadeira) e F (Falso).
( ) A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo poucas aprendizagens para o desenvolvimento integral das crianças.
( ) Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.
( ) Para que as brincadeiras atinjam o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, de acordo com a BNCC (2017), é preciso que haja seleção, planejamento, reflexão, organização, mediação, monitoramento das práticas e interações.
( ) Na documentação da Rede Municipal, a brincadeira aparece como eixo estruturante e estruturador do trabalho na Educação Infantil.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.