Filtrar


Questões por página:
O ensinar é conceituado, de uma forma geral, como o ato que consiste na transmissão de conhecimento, supondo, necessariamente, um sujeito, o professor, que toma para si a função de ensinar a um outro sujeito, o aprendiz, a função de aprender. (...) Libâneo define como cognoscitivo o processo ou movimentos que transcorre no ato de ensinar e no ato de aprender. Para ele, o trabalho do professor ocorre com idas e vindas, sendo um constante vai e vem entre as tarefas cognoscitivas e o nível dos alunos. (LIBÂNEO, José Carlos. A Didática Críticosocial e as abordagens contemporâneas do processo de ensino e aprendizagem. Anais do VIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Florianópolis,1996.)
De acordo com a visão do Professor Libâneo, o “Processo didático pedagógico de ensinar e aprender” se relaciona com propriedade contextual com:
Visualizar Questão Comentada
Analise as proposições seguintes e marque a alternativa correta.
I. O termo: “Cultura” tem por conceito: “complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro”. II. “Paisagem natural” é qualquer tipo de ambiente que não sofreu influência humana, mantendo preservados todos os elementos e características típicas da natureza. Desta forma, entende-se, portanto, que “Paisagem” e “Natureza” mantêm estreita afinidade com o sentido semântico de: “espaço”, cabendo qualquer um numa mesma mensagem. III. O conceito de sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente. Constitui o objeto geral do estudo das antigas ciências do estado, chamadas hoje de ciências sociais, tendo como suporte semântico correspondente “trabalho”.
“Fontes Históricas” são todos os materiais utilizados pelos historiadores para escrever a História, portanto, todos os conteúdos que são apresentados nos livros de História são os resultados de pesquisas feitas pelo autor e pela equipe que escreveu o livro.
Sobre as “Fontes Históricas”, analise as informações seguintes:
I. Existem dois tipos principais de fontes históricas: primárias e secundárias. II. Um livro de um escritor do século XX, sobre a mitologia romana ou grega é considerado exemplo de fonte primária. III. As fontes históricas são materiais, como fotos, imagens, vídeos, objetos, entrevistas, dentre outros elementos que permitem a reconstituição de alguns aspectos que constituíram o passado histórico, possibilitando assim a escrita da História.
Está(ão) correta(s):
Nos anos iniciais do ensino fundamental, ocorrem diversas situações de desacertos em relação aos elementos que constituem a avaliação escolar. Os teóricos: Perrenoud e Libâneo (1999) tratam da avaliação alertando o professor para melhorar sua prática pedagógica e levá-lo a fazer uma reflexão crítica sobre o ato de avaliar, envolvendo o aluno como parte principal do processo e que esta não se dá uma forma final, mas contínua e num todo, valorizando-o como ser capaz de aprender e manter um bom relacionamento entre as pessoas, no ambiente em que estiver. (Por: SOARES, Antonia Nilda Arraes; CANACHIRO, Aucilene Soares; FARIAS, Jéssica Rulim. Avaliação no Ensino Fundamental – Anos iniciais.)
Sobre “Avaliação no ensino fundamental”, marque a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
Na visão dos construtivistas, não se aprende por pedacinhos, mas por mergulhos em conjuntos de problemas que envolvem vários conceitos simultaneamente. No caso da alfabetização, utilizar textos do cotidiano é muito mais produtivo do que seguir uma cartilha. Isso não quer dizer que o ensino não deva ser objeto de planejamento e sistematização. (...) Conforme a teoria exposta em Psicogênese da Língua Escrita, toda criança passa por fases até que esteja alfabetizada.
Analise as enunciações seguintes conforme a teoria enunciada.
I. Pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada. II. Silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma. III. Silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas. IV. Alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
Marque a alternativa com a série na sequência coerente com o enunciado: