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A construção da competência do professor para responder com qualidade às necessidades educacionais especiais de seus alunos em uma escola inclusiva, pela mediação da ética, responde à necessidade social e histórica de superação das práticas pedagógicas que discriminam, segregam e excluem, e, ao mesmo tempo, configura, na ação educativa, um vetor de transformação social para a equidade, a solidariedade e a cidadania.

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O professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode utilizar figuras geométricas, objetos presentes em sala de aula (como canetas e livros), músicas e atividades em grupo para que as crianças possam desenvolver seus conhecimentos matemáticos e aprendam operações básicas como soma e subtração.

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Os efeitos educativos dependem da interação complexa de todos os aspectos que se entrecruzam nas situações de ensino: tipos de atividades metodológicas, aspectos materiais da situação, estilo do professor, relações sociais, conteúdos culturais etc. Entender essa situação e planejá-la para que contribua para determinados propósitos implica um campo de conhecimento mais amplo no qual se atendam a todos os elementos e às suas interações.

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Os professores que alfabetizam podem ter dificuldades em dar conta de uma proposta de alfabetização para o letramento, uma vez que essa perspectiva de aprendizagem do sistema notacional de escrita está relacionada aos seus usos e funções.

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Considera-se intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional, não intencional e repetitivo que ocorre sem ou com motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.