Filtrar


Questões por página:
Um professor, em sala de aula, percebeu que um de seus alunos, com diagnóstico de autismo, apresentava dificuldades em interagir com os colegas e em seguir as rotinas da sala de aula. Para auxiliar esse aluno, o professor pensou em algumas estratégias pedagógicas.
Considerando essa situação e os princípios da educação inclusiva, assinale a alternativa que apresenta a estratégia mais adequada para promover a autonomia desse aluno.
Em um contexto de rápidas mudanças educacionais e tecnológicas, a formação continuada do professor tornou-se essencial para garantir uma prática pedagógica atualizada e eficaz. As políticas educacionais e as abordagens contemporâneas de ensino defendem que o professor deve estar em constante atualização para enfrentar os desafios da sala de aula e atender às demandas dos alunos no século XXI. Considerando a importância da formação continuada e da atualização profissional docente, assinale a alternativa que NÃO reflete uma prática ou princípio eficaz nesse processo.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O currículo tem um caráter político, ideológico e filosófico.

II. O currículo não se trata de buscar resolver as dificuldades ou problemas de aprendizagem, mas, sobretudo, de ampliar as possibilidades de conhecimento.

III. O currículo é o instrumento mais importante na organização da escola e na orientação da prática docente.


Marque a alternativa correta:

Visualizar Questão Comentada
Criado pela Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Conselho Tutelar configura-se como sendo
Segundo o Art.4º da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, a criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
De acordo com o ECA, essa garantia de prioridade compreende:

I. primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; II. precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública; III. preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas; IV. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

Sobre as afirmativas podemos concluir: