Filtrar


Questões por página:
Sobre os pressupostos filosóficos, sociológicos e psicológicos da educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A produção filosófica contemporânea hegemônica proporciona subsídios para que as crianças sejam educadas na escola a partir da noção abstrata e atemporal de “crianças em si” ou “ser humano em si”.
( ) O pensamento sociológico possibilita ao educador a compreensão da escola a partir do contexto social e histórico em que ela existe.
( ) A psicologia contribui para a atuação dos pedagogos na medida em que as crianças têm muitos problemas e o professor precisa, portanto, também atuar como psicólogo na escola.
( ) A perspectiva sociocultural defende que o ser humano constitui-se como tal nas e a partir das suas interações com o meio e os outros seres humanos.


Assinale a sequência correta.
Tendo em vista as políticas públicas para a educação especial e as políticas públicas de educação do campo, analise as afirmativas.


I. O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) compreende o apoio a projetos nas áreas de alfabetização e escolarização de jovens e adultos no ensino fundamental e formação continuada e escolarização de professores de nível médio, na modalidade normal, ou em nível superior, por meio de licenciaturas e de cursos de pós-graduação.
II. Como modalidade da Educação Básica, a educação especial considerará as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características bio-psicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a assegurar a dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social.
III. É princípio da educação do campo a valorização da identidade da escola do campo por meio de projetos pedagógicos com conteúdos curriculares e metodologias adequadas às reais necessidades dos alunos do campo, bem como flexibilidade na organização escolar, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas.


De acordo com a legislação em vigor, estão corretas as afirmativas
A educação matemática está constantemente evoluindo para atender às necessidades dos alunos e prepará-los para um mundo em constante mudança. Entre as tendências em educação matemática largamente discutidas nas últimas duas décadas, destaca-se aquela que pode ser traduzida como um forma de abstração e generalização com a finalidade de previsão de tendências que consiste, essencialmente, na arte de transformar situações da realidade em problemas matemáticos, cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem usual; é o processo de representar problemas do mundo real em termos matemáticos. O trecho trata-se de:
O uso de softwares de geometria dinâmica aumenta significativamente as possibilidades de melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula e, com isso, a aprendizagem dos estudantes. Estes softwares são caracterizados por ambientes virtuais interativos que permitem a criação e a manipulação de figuras geométricas a partir de suas propriedades. Desse modo, tais dispositivos tecnológicos facilitam a compreensão de conceitos e propriedades envolvidos. Em função de seu importante papel no ensino da matemática nos últimos anos, foram surgindo numerosos softwares os quais estão disponíveis em ambientes virtuais. Esses softwares apresentam características comuns que permitem:

I. Construir figuras geométricas que podem ser alteradas, transladadas e rotacionadas e, com isso, possibilitar a verificação de propriedades que sem a sua utilização possuiriam um caráter estático e teórico, muitas vezes, inatingível.

II. Substituir a missão de facilitador da aprendizagem incumbida ao professor, pois, com a utilização de softwares, não haverá dificuldades em compreender os conceitos geométricos a serem compreendidos pelos alunos.

No que se refere ao uso de novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de matemática, pode-se afirmar que:
De um ponto de vista amplo pode-se dizer que as abordagens teóricas e metodológicas, respectivamente, referem-se às formas especializadas de conceber o mundo ou parte dele e ao caminho a seguir para conhecê-lo; portanto, funcionam como categorias, pois as abordagens relacionam-se ao reconhecimento de aproximações e distanciamentos. Entre as principais abordagens teóricas e metodológicas, podem ser citadas:

I. Pensamento do professor.
II. Pesquisa naturalística.
III. Mediação tecnológica.
IV. Pesquisa cooperativa.

Das abordagens mencionadas anteriormente são classificadas como teóricas apenas o que se afirma em