Filtrar


Questões por página:
O profissional de apoio escolar cuidador de aluno desempenha papel fundamental no processo de inclusão do aluno com deficiência ou transtorno do espectro autista (TEA). De acordo a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015, art.3º, XIII), cabe a ele auxiliar em diversas atividades no âmbito da escola. Sabendo disto, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa que contém somente as atividades compatíveis com esta função:
O art.54 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069/1990) apresenta em sete incisos aquilo que constitui o dever do Estado para com o ser humano desde o nascimento até os dezoito anos de idade. Com base nessa referência legal, assinale dentre as alternativas enumeradas abaixo o único direito que não é assegurado pelo poder público a esses indivíduos:
Segundo a pesquisadora Sônia KRAMMER (2006), a educação infantil se reveste de destacada importância no desenvolvimento humano e social, sobretudo para as crianças mais carentes, exatamente por:
I. Atribuir à criança a condição de cidadã, substituindo a função meramente higienista, assistencialista e compensatória dessa etapa de ensino pela devida dimensão pedagógica.
II. Propiciar na criança não só mais prontidão para a educação sistematizada, mas também melhor rendimento nas aprendizagens posteriores.
III. Contribuir para que a criança consiga superar dificuldades iniciais decorrentes da pobreza e da limitação cultural.
Assinale:
A rotina – que é a estruturação do tempo passado na escola (PROENÇA,2004) – pode ser facilitadora ou cerceadora dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Existem rotinas rígidas, monótonas, repetitivas, mecânicas e pouco participativas; estas devem ser evitadas a todo custo. Apesar disso, a rotina pode ser flexível, estimulante, dinâmica, criativa e envolvente. A rotina produz, sobretudo nas crianças menores, vários efeitos colaterais positivos, dentre os quais não é possível mencionar:
Os problemas de aprendizagem podem estar no próprio aluno ou fora dele. Um aluno que, ao fazer uma prova, por mais que se esforce, não consegue produzir um resultado satisfatório porque o assunto não lhe foi devidamente ensinado, é um exemplo clássico de problema de aprendizagem externo. Mas existem os problemas de aprendizagem internos (SIQUEIRA, Alisson. Dificuldades e transtornos de aprendizagem. Curitiba: Contentus,2020). Um deles, bastante conhecido, é a dislexia, definida como: