Questões de Concurso
Filtrar
16.910 Questões de concurso encontradas
Página 1923 de 3.382
Questões por página:
Julgue o item a seguir.
As práticas pedagógicas são ações conscientes e participativas que visam a atender expectativas educacionais de uma determinada comunidade. Elas servem para organizar, potencializar e interpretar as intencionalidades de um projeto educativo. Dessa forma, as práticas pedagógicas contribuem para os processos de concretização do aprendizado, ao lado do planejamento de ensino e da didática.
Julgue o item a seguir.
Para Libâneo, Didática é uma disciplina pedagógica. Tem como objeto o ensino como mediação da relação ativa dos alunos com o saber sistemático e preocupa-se com os processos de ensino e aprendizagem em sua relação com as finalidades educacionais.
Julgue o item a seguir.
A educação cognitiva, tendo em vista a forma harmoniosa do desenvolvimento cognitivo e emocional dos sujeitos, tem como propósito oferecer ferramentas psicológicas que permitam potencializar a capacidade de aprender. Ao defender uma perspectiva ativa do diagnóstico do potencial de aprendizagem, a educação cognitiva pretende em primeiro lugar aproximar-se da zona de desenvolvimento proximal (ZDP) do indivíduo, ou seja, do seu nível de modificabilidade cognitiva, conceito estudado e estabelecido pelo teórico Jean Piaget.
Julgue o item a seguir.
Apesar dos numerosos estudos sobre a didática e das diversas possibilidades de aplicação em sala de aula, os estudos mais recentes da educação apontam que a didática pouco ou nada se relaciona com a aquisição de conhecimento em sala de aula, visto que o desenvolvimento da aprendizagem se dá por meio de processos psíquicos e biológicos, como já apontados por Sara Paín.
Julgue o item a seguir.
Paulo Freire pensa a ação educativa valendo-se da necessária postura que deve ter o educador progressista, entendido aqui como aquele que, estando consciente de sua responsabilidade, com competência técnica, associa o ensino do conteúdo à leitura crítica da realidade, inquietando os educandos, desafiando-os para que percebam que o mundo pode ser mudado, transformado, reinventado. Para tanto, o autor propõe uma educação transformadora, educação para a democracia pela participação de todos, calcada no homem livre, racional, capaz de promover mudanças.