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Com o desenvolvimento do processo de industrialização, a partir do século XVIII, desenvolve-se a atividade de supervisão, cujo objetivo era melhorar quantitativa e qualitativamente a produção. Conforme Lima (2013), a supervisão é fruto da necessidade de melhor adestramento de técnicas para a indústria e o comércio, estendendo-se, posteriormente, aos demais campos: militar, esportivo, político, educacional, dentre outros, com o objetivo de alcançar um bom resultado do trabalho em realização. A supervisão pedagógica é assumida no âmbito educacional, conforme aponta Lima (2013), no começo do século XX, quando se verificou a utilização dos conhecimentos científicos para a melhoria do ensino e para a medida dos resultados de aprendizagens dos alunos. Sobre o exposto e, ainda, considerando o primeiro registro legal acerca da atuação do supervisor escolar no Brasil, infere-se que:
O crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças na creche estão baseados em todas as atitudes e procedimentos que atendem às necessidades de afeto, alimentação, segurança e integridade corporal e psíquica durante o período do dia em que elas permanecem na instituição. Sobre a alimentação da criança na creche, assinale a afirmativa correta.

Observe a imagem a seguir.



Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em http://fotomelia.com/wp-content/uploads/edd/2015/06.)



Sabemos que a brincadeira na educação infantil estimula a criatividade e o desenvolvimento das crianças de forma plena, assim como a maturidade emocional. Sobre a importância das brincadeiras, é INCORRETO afirmar que:

A primeira etapa da educação básica, que compreende o atendimento escolar das crianças de zero a cinco anos, oferecida em creches e pré-escolas, é uma etapa fundamental para o desenvolvimento integral, quando são aprendidos os conceitos básicos para a próxima etapa, o ensino fundamental. A avaliação é um instrumento importante para que o professor entenda o quadro de ensino-aprendizagem, dado que, além de indicar o desenvolvimento da criança, também auxilia nos passos que podemos tomar para um desenvolvimento de qualidade.
(BOSSO,2022, s/p.)

Em relação à avaliação na educação infantil, é correto afirmar que:
É necessário e imprescindível que o direito da criança de se manifestar em suas múltiplas linguagens seja garantido nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas de educação infantil. Não são raras as ocasiões em que tais crianças encontram certa resistência às suas manifestações expressivas (desenhos, pinturas, esculturas, movimentos, brincadeiras, falas, dentre outras), nem sempre compreendidas pelas instituições pré-escolares ou creches que frequentam.
(PATUZZO; GONÇALVES,2019, s/p. Adaptado.)

Sobre as múltiplas linguagens na educação infantil, é correto afirmar que é preciso