Filtrar


Questões por página:
Ao discutir a Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, Ropoli (2010) afirma que a escola comum se torna inclusiva quando reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, a autora defende o ponto de vista de que o Projeto Político Pedagógico deve ser concebido como um documento
A avaliação escolar é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. Segundo Libâneo (2013), a avaliação escolar cumpre pelo menos três funções: I. a função _____________, que se refere ao papel da avaliação no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar; II. a função _____________, que permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor que, por sua vez, determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos; III. a função _____________, que se refere aos meios e à frequência das verificações e de qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Libâneo (2013) afirma que a finalidade principal do trabalho em grupo é obter a cooperação dos alunos entre si na realização de uma tarefa. Há muitas formas de organização dos grupos, entre elas, uma em que, dado um tema, os alunos dizem o que lhes vem à cabeça, sem preocupação de censura a ideias. Estas são anotadas no quadro-negro e, em seguida, faz-se a seleção do que for relevante para prosseguir a aula.
Segundo Libâneo (2013), essa forma de organização é denominada
Ao discutir as relações de gênero na escola, Auad (2016) afirma que algumas medidas cotidianas nas práticas docentes podem ser repensadas e reconstruídas com vistas à igualdade entre o masculino e o feminino. Entre essas práticas, contribui para a igualdade
Com base nos estudos de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo, a gênese do conhecimento em relação às noções de posição em relação a um objeto, direita e esquerda, tem como ponto de partida o próprio corpo da criança e, dessa maneira, ela constrói as noções de