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Disciplina:
Pedagogia
A avaliação do ensino e aprendizagem sempre foi motivo de controvérsias no cenário educativo, isto porque durante um tempo sua práxis esteve enraizada como processo de aprovação ou reprovação. Essas convicções, demandaram outras perspectivas mais abrangentes, ou seja, como ato pedagógico e dialético entrelaçados pelos princípios políticos, sociais, éticos e culturais voltados para o respeito e consideração pela aprendizagem humana.
CUTOLO, Angela; STERING, Silvia Maria dos Santos. Concepções e práticas da avaliação.1. ed. Curitiba: Appris Ltda,2021. (adaptado).
A respeito dos diferentes tipos de práticas da avaliação do ensino e aprendizagem, avalie as afirmações a seguir:
I. A avaliação exerce a função diagnóstica quando utilizada para identificar em que momento no processo de construção do conhecimento o aluno se encontra.
II. Denomina-se e identifica-se como avaliação diagnóstica, democrática, transdisciplinar e plural ao contrapor-se com as finalidades de classificar e punir.
III. Cumpre sua tarefa formativa quando tem como finalidade relacionar as informações relativas à evolução do processo de aprendizagem dos alunos.
É CORRETO o que se afirma em:
CUTOLO, Angela; STERING, Silvia Maria dos Santos. Concepções e práticas da avaliação.1. ed. Curitiba: Appris Ltda,2021. (adaptado).
A respeito dos diferentes tipos de práticas da avaliação do ensino e aprendizagem, avalie as afirmações a seguir:
I. A avaliação exerce a função diagnóstica quando utilizada para identificar em que momento no processo de construção do conhecimento o aluno se encontra.
II. Denomina-se e identifica-se como avaliação diagnóstica, democrática, transdisciplinar e plural ao contrapor-se com as finalidades de classificar e punir.
III. Cumpre sua tarefa formativa quando tem como finalidade relacionar as informações relativas à evolução do processo de aprendizagem dos alunos.
É CORRETO o que se afirma em:
Disciplina:
Pedagogia
Atualmente, a teorização sobre currículo escolar na tentativa de melhor compreender seus pressupostos e significados mediante sua forma processual e prática, à luz de sua função social como ponte entre a sociedade e a escola, vem contribuindo para diferentes definições, acepções e perspectivas em torno de um processo de autocrítica e autorregulamentação no convergir de suas funções como expressão cultural e de socialização que a escola concebe por conteúdos curriculares.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. da F. Rosa.3. ed. Penso Editora,2020. (adaptado).
Considerando o fragmento do texto sobre as definições e acepções de currículo, avalie as afirmações a seguir:
I. O currículo consiste na expressão da função socializadora da escola.
II. Na perspectiva de contribuir com o interesse emancipatório, o currículo deve ser uma prática sustentada pela reflexão enquanto práxis.
III. O currículo desempenha missões distintas nos diferentes níveis educativos, na conformidade com as características destes, à medida que refletem diversas finalidades desses níveis.
IV.Sob o ponto de vista democrático, o currículo escolar deve ser permeado pelas teorias de cunho ideológico ao planejar, sequenciar e ordenar metodologicamente o conjunto de disciplinas.
V. Pode ser conceituado como um elemento nuclear de referência para analisar o que a escola é de fato como instituição cultural e na hora que elabora um projeto alternativo institucional.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. da F. Rosa.3. ed. Penso Editora,2020. (adaptado).
Considerando o fragmento do texto sobre as definições e acepções de currículo, avalie as afirmações a seguir:
I. O currículo consiste na expressão da função socializadora da escola.
II. Na perspectiva de contribuir com o interesse emancipatório, o currículo deve ser uma prática sustentada pela reflexão enquanto práxis.
III. O currículo desempenha missões distintas nos diferentes níveis educativos, na conformidade com as características destes, à medida que refletem diversas finalidades desses níveis.
IV.Sob o ponto de vista democrático, o currículo escolar deve ser permeado pelas teorias de cunho ideológico ao planejar, sequenciar e ordenar metodologicamente o conjunto de disciplinas.
V. Pode ser conceituado como um elemento nuclear de referência para analisar o que a escola é de fato como instituição cultural e na hora que elabora um projeto alternativo institucional.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Disciplina:
Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, documento de caráter normativo dispõe de um conjunto de diretrizes educacionais e curriculares em orientação às escolas na organização das aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos em função de uma educação sólida, uniforme e de qualidade.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 mar.2024.
Considerando a temática em foco quanto aos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil expressos na BNCC, assinale a alternativa CORRETA.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 mar.2024.
Considerando a temática em foco quanto aos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil expressos na BNCC, assinale a alternativa CORRETA.
Disciplina:
Pedagogia
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao legislar sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, veio garantir que todas as crianças e adolescentes sejam dignos de atenção, proteção e cuidados especiais. Fruto de uma luta social, o ECA é um documento normativo e de consulta em função da promoção e defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes brasileiras.
Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/i d/611968/Estatuto_crianca_adolescente_6ed.pdf, Acesso em: 30 mar.2024
Com base no texto e no que tange aos direitos à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer em seu Art.53, avalie as afirmações a seguir:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Direito de ser respeitado por seus educadores.
III. Participar da vida política, na forma da lei.
IV.Direito de organização e participação em entidades estudantis.
É CORRETO o que se afirma em:
Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/i d/611968/Estatuto_crianca_adolescente_6ed.pdf, Acesso em: 30 mar.2024
Com base no texto e no que tange aos direitos à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer em seu Art.53, avalie as afirmações a seguir:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Direito de ser respeitado por seus educadores.
III. Participar da vida política, na forma da lei.
IV.Direito de organização e participação em entidades estudantis.
É CORRETO o que se afirma em:
Disciplina:
Pedagogia
Questão Anulada
Como um conjunto de leis que regem a educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei 9.394, promulgada em 20 de dezembro de 1996, também conhecida como Lei Darcy Ribeiro, a maior lei educacional do país, vem desde a sua implantação até os dias atuais enriquecida de atualizações e enfoques ao versar sobre os princípios e fins da educação infantil a educação superior.
LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. - Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas,2023.
Considerando os dispositivos legais no que trata o Art.35 sobre a educação infantil e as regras comuns para sua organização, avalie as informações abaixo.
I. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
II. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
III. Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
IV.Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
V. Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. - Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas,2023.
Considerando os dispositivos legais no que trata o Art.35 sobre a educação infantil e as regras comuns para sua organização, avalie as informações abaixo.
I. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
II. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
III. Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
IV.Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
V. Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
É CORRETO apenas o que se afirma em: