Filtrar


Questões por página:

Considerando a figura do educador na gestão de sala de aula analise as afirmativas.


I. Precisa trabalhar conforme a realidade social dos alunos.

II. Deve desconsiderar as preocupações dos alunos.

III. Sua atuação de ensino deve relacionar as concepções da escola e da sociedade.

IV. Deve abater a elaboração do conhecimento.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Para Libâneo (2012, p.440), a cultura organizacional de uma escola inclui a cultura própria dos indivíduos, ou seja, a diversidade de valores, crenças e modos de agir. Analise as afirmativas a seguir sobre a cultura organizacional da escola, e marque (V) para VERDADEIRAS e (F) para FALSAS.


( ) A cultura organizacional pode explicar o assentimento ou a resistência diante das inovações, dos problemas e da rotina de trabalho na escola.

( ) A cultura organizacional diz respeito às características e aos princípios que todos os entes escolares devem seguir para manter a boa convivência coletiva.

( ) A cultura da escola engloba o conjunto de fatores sociais, psicológicos e culturais que constituem os modos de agir da organização da escola como um todo e do comportamento das pessoas em particular.

( ) A cultura da escola é composta por representações do mundo social e, consequentemente, das características da vida, da linguagem e do imaginário das pessoas que nela estão inseridas.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

A Pedagogia é a ciência da educação e, portanto, deve promover o caráter reflexivo e transformador do ensino através da
Este princípio é fundamental para a concepção de gestão escolar democrático-participativa, com amplo poder decisório sobre objetivos pedagógicos, recursos financeiros e organização administrativa. Estamos falando de

A respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue o item que se segue.

Além de infraestrutura tecnológica, as escolas necessitam repensar seus espaços, tempos e relações sociais, de forma que as informações sejam convertidas em conhecimento, por meio da mediação de professores que dominem tais recursos e linguagens.