Filtrar


Questões por página:
A carta comercial é um meio de comunicação que se estabelece entre empresas ou entre uma empresa e seu cliente. De modo a obter um parecer favorável aos objetivos a que se propõe, sua linguagem deve ser compreensível, coesa e objetiva. Uma forma de obedecer a esse critério consiste em atentar-se quanto às convenções linguísticas atreladas ao envio de mensagens em âmbito profissional, como reduções vocabulares. Um exemplo está no termo “atenciosamente”, frequentemente utilizado nesse gênero textual e que tem como abreviação adequada:

Um dos gêneros textuais mais comuns na esfera de redação técnica, especialmente no contexto escolar, consiste em convidar o público-alvo para uma determinada reunião ou assembleia. Semelhante a um convite, tal documento dispõe de sentido de intimação e origina o comparecimento, em um contexto no qual a ausência deve ser justificada. A esse gênero textual de redação técnica dá-se o nome de:

O setor da secretaria escolar, bem como outros âmbitos profissionais em que a formalidade quanto à documentação é normativa predominante, dispõe da configuração de diversos documentos necessários para o registro das atividades laborais, pedagógicas e relativas à manutenção da instituição, englobando fatores como o emprego de verbas, contratação de funcionários etc. Ao documento que tem como fito elaborar uma síntese quanto às atividades realizadas, seus respectivos dados e resultados, dá-se o nome de:
Dentre os gêneros textuais que constituem redações técnicas, o ofício se demonstra como um intermédio de comunicação, requerimento ou solicitação destinado a um órgão público ou privado, por vezes também a autoridades. Em razão de sua versatilidade quanto à intencionalidade e seus usos para a transmissão da mensagem, o ofício pode mostrar-se em diversas formas, finalidades e âmbitos laborais, a partir dos quais pode ser classificado. Um ofício de comunicação, por exemplo, recebe esta classificação quando é utilizado para:
Em textos de redação técnica, de modo a manter a coerência e a estruturação textual, bem como a fidelidade ao gênero textual a que se propõe escrever, é imprescindível que aquele que os redige tenha ciência quanto às especificidades de cada documento. Um exemplo é a ata de reunião formal, conhecida por conter cinco partes, a saber: