Filtrar


Questões por página:
Chiavenato (1999) destaca seis processos básicos da Gestão de Pessoas: os Processos de Agregar Pessoas (que são os processos de incluir novas pessoas), os Processos de Aplicar Pessoas (que são os processos que modelam as atividades que os funcionários irão realizar na organização, acompanhar e orientar seu desempenho), os Processos de Recompensar Pessoas (que motivam e incentivam as pessoas a satisfazer suas necessidades individuas), os Processos de Desenvolver Pessoas (usados para capacitar, treinar e desenvolver pessoas), os Processos de Manter Pessoas e os Processos de Monitorar Pessoas (usados para acompanhar e controlar o trabalho dos funcionários e analisar os resultados).

O Treinamento e os Sistemas de Informações gerenciais fazem parte respectivamente dos processos de:
Uma empresa da área de tecnologia sabe que seus empregados são seus principais ativos, constituindo seu Capital Intelectual. A área de administração de pessoal, em função disso, sabe que precisa cuidar adequadamente dos empregados para evitar a rotatividade de pessoal, o que prejudica as operações da empresa.
O Capital Intelectual não se constitui apenas dos empregados, mas também de outros elementos resultantes das interações e características da empresa.

O Capital Intelectual é formado por
As empresas adotam várias práticas corporativas que buscam melhorar o relacionamento com seus empregados, o aumento da sua eficiência e a competitividade, dentre outros objetivos.
Uma dessas práticas, especificamente, tem como objetivo estimular o ambiente interno da organização, promovendo maior comprometimento de todos e o fortalecimento dos laços internos.
Essa prática é o(a)
Dois alunos do curso de Administração estavam conversando sobre os aspectos da cultura organizacional da instituição de ensino na qual estudam. O primeiro disse que a cultura organizacional consiste no conjunto de valores e crenças compartilhados entre o nível estratégico da organização e afirmou que os empregados dos demais níveis organizacionais, por estarem em posição de subordinação, não apresentam aspectos culturais para serem compartilhados na empresa. O segundo aluno explicou que a cultura organizacional abrange, além das normas formais, um conjunto de regras implícitas, que vinculam as atitudes tomadas pelos indivíduos na organização e que essa cultura envolve também um conjunto de pressupostos psicossociais.

De acordo com o exposto acima, a análise da conversa entre os dois alunos permite afirmar que
Uma empresa do setor de serviços pretende adotar algumas práticas gerenciais visando à motivação de seus empregados.
Uma boa prática para motivar os empregados é