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No processo de gestão de conflitos, seja na Administração pública ou privada, a diferença estabelecida na comunicação através do diálogo é que a intenção não é advogar, argumentar ou convencer, mas perguntar, explorar e descobrir. Os processos que usam do diálogo estão preocupados em formar e manter as relações entre as pessoas de maneira duradoura e têm por características, EXCETO:
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O trabalho em equipe é uma estratégia de organização do trabalho que visa a articular todos os atores, suas práticas e saberes, possibilitando os resultados esperados e a qualidade dos serviços prestados.
( ) O clima organizacional costuma refletir o grau de satisfação com o trabalho, sendo a qualidade do relacionamento interpessoal um dos seus componentes mais importantes.
( ) Quando as relações interpessoais não são predominantemente marcadas por disputas e conflitos, fica mais fácil focar no trabalho em equipe, o que pode ajudar a aumentar os índices de produtividade.
A sequência está correta em
De acordo com Lacombe (2005, p.18), equipe é “[...] um grupo em que as pessoas, além de terem uma meta comum, atuam de forma a colocar os objetivos do grupo acima dos interesses que elas próprias têm dentro dele”. Quando as organizações trabalham com foco em equipes em detrimento dos grupos, a tendência é que ocorram as seguintes vantagens, EXCETO:
Em certa organização, uma equipe recebeu a incumbência de desenvolver e implantar um novo e importante projeto. Carlos e Daniel, membros da equipe, têm visões conflitantes sobre a melhor forma de distribuir e realizar as diversas atribuições, o que gerou um impasse que tem dificultado o seguimento do projeto. Uma reunião da equipe foi marcada pelo gerente, para se tentar chegar a alguma solução. Na reunião, Carlos e Daniel reconheceram que haviam sido intransigentes e concordaram com uma proposta que levasse em conta, parcialmente, os pontos de vista de cada um.

O conflito descrito e a abordagem de administração do conflito apresentada são, respectivamente:
A resistência é um fenômeno esperado nas mudanças organizacionais. Para superá-la, os agentes da mudança podem usar táticas diversas, de acordo com os desafios encontrados. Uma situação relativamente comum é a resistência a ser originada da falta de informações adequadas sobre o processo de mudança por parte dos funcionários.

Nessa situação, a tática adequada para reduzir a resistência e uma de suas potenciais desvantagens são, respectivamente: