Filtrar


Questões por página:

“Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos mais facilmente, enquanto outros são menos visíveis e de difícil percepção. É como se estivéssemos observando um Iceberg. Sua parte superior é perfeitamente visível, pois se encontra acima das águas. Contudo, sua parte inferior fica oculta sob as águas e totalmente fora da visão das pessoas.”(Chiavenato, Administração nos Novos Tempos, 2003, p.173).

Com este argumento foi construído o Iceberg da cultura organizacional no qual os aspectos formais e abertos são representados na parte superior do Iceberg e os aspectos informais e ocultos são representados pela parte submersa. Analise as alternativas que se seguem marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta.

( ) A estrutura organizacional, os objetivos e as estratégias são aspectos formais da cultura organizacional.

( ) Os títulos e descrição de cargos são aspectos formais da cultura organizacional e os valores são aspectos informais.

( ) As percepções e atitudes das pessoas e as normas grupais são aspectos formais da cultura organizacional.

( ) Medidas de produtividade físico-financeiras são aspectos ocultos da cultura organizacional.

( ) Padrões de poder, métodos e procedimentos são aspectos formais da cultura organizacional.

Herzberg propôs a Teoria dos Dois Fatores como uma forma de explicar como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. Uma importante aplicação da Teoria dos Dois Fatores é a técnica de enriquecimento do trabalho também proposta por Herzberg. Avalie as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
 
I. O enriquecimento de tarefas consiste em uma constante substituição de tarefas mais simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas.
II. Uma das possibilidades do enriquecimento de tarefas é o acompanhamento do crescimento individual de cada empregado.
III. O enriquecimento das tarefas reduz o absenteísmo e aumenta a rotatividade de pessoal.

“Mudança significa a passagem de um estado para outro diferente” (Chiavenato, 2003). Com base nessa afirmativa, selecione a opção incorreta.

mostrar texto associado
Uma das finalidades da comunicação nas instituições é a divulgação de informações sobre procedimentos e práticas organizacionais.
mostrar texto associado
Bom relacionamento interpessoal e conduta ética são essenciais para que o servidor não venha a prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que dele dependam.