Filtrar


Questões por página:
Choque evidencia o "Estado clínico resultante de suprimento inadequado de oxigênio aos tecidos ou inabilidade dos tecidos em utilizar adequadamente o oxigênio aportado" (Di BARTOLA,1992) e "que resulta em metabolismo celular alterado, morte celular e disfunção ou falha dos órgãos" (MUIR, 1998). "Quadro de hipoperfusão disseminada de tecidos e células devido a redução do volume sanguíneo ou débito cardíaco ou redistribuição de sangue, resultando em um volume circulante efetivo inadequado" (COTRAN; KUMAR & ROBBINS,1994). Sobre: "Choque Circulatório: Aspectos Básicos de Fisiopatologia e Terapêutica", analise as proposições seguintes:
I. Choque pode ser entendido como um estado clínico de déficit circulatório agudo, grave e generalizado, resultando em hipóxia celular com as suas consequências. II. Vários esquemas baseados na participação de mecanismos fisiológicos e patológicos têm sido utilizados como base para a classificação dos diversos tipos de choque. III. As controvérsias relacionadas à classificação advêm do fato de que o choque clínico envolve em algumas situações etiologia múltipla e, principalmente, envolve manifestações que podem ser comuns a diferentes tipos de choque, dependendo da duração, severidade do insulto, resposta do paciente e adequação terapêutica.
Está(ão) em conformidade com o contexto enunciado:
O Médico Veterinário se incorpora muito facilmente ao grupo de profissionais de saúde por estar habituado a proteger a população contra as enfermidades coletivas. O tipo de formação recebida pelo veterinário está em harmonia com o conceito de saúde pública, que considera todos os fatores que determinam a saúde coletiva, sem limitar-se às necessidades do indivíduo. O informe complementa que em muitas escolas de veterinária, a medicina preventiva - que se ocupa em combater as enfermidades animais - forma uma parte tão importante do programa quanto a patologia, a clínica e a cirurgia veterinária. (ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD. Grupo consultivo sobre veterinaria de salud publica. Geneva : WHO,1957.30p. - Informe Técnico n.111).
Marque o que NÃO se inclui entre as "Atividades de Saúde Pública Veterinária":
Uma nova rickettisiose causada pela Rickettsia felis foi recentemente descrita e casos autóctones já foram identificados em Minas Gerais (17). Cães gatos e gambás podem portar a infecção que em humanos pode produzir quadros de sepse com exantema purpúrico semelhantes à febre maculosa. Como o tifo murino, tanto casos rurais como urbanos podem ocorrer. A pulga do gato (Ctencephalides felis) é o vetor potencialmente implicado. (http://www.riscobiologico.org/pagina_basica.asp?id _pagina=202) (BIER, Otto. Microbiologia e Imunologia. Editora Melhoramentos. São Paulo. p.1.085/8.)
Marque um exemplo de rickettisiose:
São instruções do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), que tem como objetivo proteger a saúde pública e promover a erradicação dessas enfermidades, a marcação obrigatória, após a vacinação contra a brucelose, com um “V” acompanhado do algarismo final do ano de vacinação:
O manejo da campânula na avicultura é essencial. Quando a temperatura está adequada, as pintainhas estão: