Filtrar


Questões por página:
Existem diversas colorações empregadas para a visualização microscópica das distensões de sangue. Na coloração de Leishman, o corante utilizado é o azul de metileno que deve ser diluído em solução de:
Algumas condições clínicas agudas ou crônicas são responsáveis por alterações morfológicas nos glóbulos vermelhos. Na icterícia obstrutiva, observa-se, por meio de coloração microscópica, a presença de eritrócitos com bordas periféricas e áreas centrais escuras, sendo estes denominados como:
Os leucócitos se apresentam normalmente na corrente sanguínea humana em variadas formas e funções específicas. Os neutrófilos ou granulócitos neutrofílicos segmentados são células que têm seus núcleos multilobulados, normalmente, apresentando
A visualização microscópica da morfologia dos elementos figurados do sangue humano é essencial para auxiliar o diagnóstico clínico. Os grânulos de ferro depositados no interior dos eritrócitos, que não foram incorporados nas moléculas de hemoglobina, são denominados:
diagnóstico laboratorial da tuberculose, por meio da microscopia, deve obedecer a técnicas padronizadas a fim de evitar discrepâncias na emissão dos resultados. No método de Ziehl-Neelsen, empregado pela rede nacional de laboratórios, são utilizadas soluções corantes à base de: