Filtrar


Questões por página:
A apreciação de uma obra se torna significativa quando há a:
Segundo Housen (1983) em seu estudo sobre o desenvolvimento da apreciação estética, uma das características do leitor de obras de arte no primeiro estágio é:
Nos processos de desenvolvimento da apreciação de uma obra de arte, os leitores passam por diferentes estágios de leitura, segundo Housen (1983). O leitor cuja apreciação é realizada de forma mais individualizada, menos objetiva, estabelecendo associações com o coletivo ao ler a obra e sendo menos rigoroso ao construir seu argumento é um leitor do estágio

A semiótica visual é um importante fundamento presente nos projetos de design ao estudar as imagens como signos, de modo que 3 (três) tipos de signos estão presentes no design gráfico. Acerca desse assunto, avalie as asserções a seguir.


A apresentação de um signo na forma de índice serve para estabelecer associações com algum conhecimento comum, a partir da sugestão da imagem à que ele se refere.


PORQUE


Os índices não possuem qualquer relação ou semelhança com o que quer representar, de modo que a relação é formada pela conveniência e é preciso aprender como interpretá-lo, sendo os signos mais complexos.


Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.

A artista visual Mônica Ventura incorpora a pesquisa de filosofias e processos construtivos pré-coloniais afroameríndias à sua prática artística. Os elementos de sua ancestralidade afro-indígena se destacam na obra O Sorriso de Acotirene (2018), por meio da qual Ventura reconta a história de Acotirene, mulher vinculada ao Quilombo dos Palmares que lutou contra a escravidão.
Imagem associada para resolução da questão Detalhe de O sorriso de Acotirene (2018) - Cabaças, sisal, miçangas, palha e materiais diversos,240 x 200 cm. In: https://projetoafro.com/artista/monicaventura/
A respeito da obra O sorriso de Acotirene analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A artista utiliza cabaças, miçangas e sisal, todos elementos da cultura material da sociedade quilombola, para recontar a história de Acotirene, e, assim, amplifica o significado que essa figura histórica evoca.
( ) A artista dialoga com a tradição cultural afro-ameríndia e explora o universo feminino, sobretudo o de mulheres negras, seja pelo tema da obra, como pelo uso da cabaça que, simbolicamente remete à ancestralidade e à fertilidade.
( ) A artista propõe uma reflexão sobre raça e desigualdade, uma vez que se utiliza de materiais pobres, como o sisal e as cabaças, para fazer arte e demonstrar o potencial poético dos despossuídos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.