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“O valor exato da cor dependerá do conjunto em que é vista”. A afirmação da gravadora Fayga Ostrower pode ser traduzida em:
Conforme Fusari & Ferraz, os elementos de visualidade que possuem suas próprias possibilidades expressivas e de significados, tanto em si mesmo como em relação aos demais, são:
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Com o objetivo de ampliar o olhar dos estudantes, por meio de trajetórias de artistas, poéticas e linguagens inspiradoras na fotografia e na pintura, como possibilidade da representação e da autorrepresentação das identidades negras afrodiaspóricas, os seguintes artistas nos ajudam a tratar dos conteúdos acerca do trânsito no Atlântico Negro, da Diáspora Negra no Brasil e das Histórias Afro-Atlânticas:
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Em 1970, no Brasil, após o Ato Institucional nº 5 (AI-5) imposto durante a Ditadura Civil-Militar como forma de reprimir a liberdade de expressão, o artista Antonio Manuel inscreveu seu próprio corpo para o XIX Salão Nacional de Arte Moderna no MAM/RJ, assinalando seu peso e altura como medidas oficiais da obra. A proposta – “O Corpo é a Obra” – foi recusada pelo júri. Mesmo assim, na noite de abertura da exposição, o artista despiu-se e apresentou ao público seu corpo nu, fazendo poses, como se fosse uma escultura. O trabalho se insere no seguinte movimento artístico:
Na performance “The Artist is Present”, a artista permaneceu imóvel por oito horas durante vários dias no átrio central de um museu, enquanto o público se revezava para sentar-se à sua frente e olhar silenciosamente em seus olhos. Para a artista, a performance é um laboratório de experimentação social, uma ferramenta com a qual ela testa as regras da arte e da vida até o seu colapso. Os resultados podem ser inesperadamente comoventes — ou profundamente angustiantes, como em [Rhythm 0] (/collection/works/126441). Em 1974, em Nápoles, Itália, a artista reuniu 72 objetos “para o prazer e para a dor” (entre eles batom, uma faca e uma arma carregada) e convidou o público a usá-los em seu corpo inerte. “Eu sou o objeto”, declarou. O texto se refere à: