Questões de Concurso
Filtrar
133 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 27
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Artes Visuais
[...] e aí vindo de pequena, mãinha cantava, ele [pai] tocando, e eu fui vendo e aprendendo, essas músicas mesmo que eu acabei de cantar foi de pequena [que aprendi] no samba de roda. (Kelly Cristina S. dos Santos, Ilha do Paty)
O relato acima apresenta um processo de aprendizagem do samba de roda do Recôncavo Baiano. Tal aprendizagem ocorre a partir dos procedimentos de
O relato acima apresenta um processo de aprendizagem do samba de roda do Recôncavo Baiano. Tal aprendizagem ocorre a partir dos procedimentos de
Disciplina:
Artes Visuais
Praticante do candomblé há mais de vinte anos, Ayrson Heráclito acredita na arte como uma forma de cura. Para o artista baiano, é preciso exorcizar os fantasmas da sociedade colonial que ainda assombram o País. Em suas performances, vida, arte e religião se misturam num mesmo caldeirão, onde também entram alimentos da culinária da Bahia como o açúcar, a carne de charque e o dendê.

O texto acima utiliza o termo “performance” para definir o trabalho do artista. A definição em arte do termo performance no contexto acima corresponde a uma forma de expressão artística de

O texto acima utiliza o termo “performance” para definir o trabalho do artista. A definição em arte do termo performance no contexto acima corresponde a uma forma de expressão artística de
Disciplina:
Artes Visuais
Um dos quadros roubados − e já recuperados, segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, num dos mais impressionantes escândalos da arte nacional recentes − é também um dos mais conhecidos de Tarsila do Amaral. É “Sol Poente”, pertencente ao período mais importante da produção da artista, que vai de 1923 e 1933.

A pintura foi resgatada de debaixo de uma cama em uma operação deflagrada por agentes da DEAPTI (Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade) na manhã desta quarta (10), no Rio de Janeiro.” Fernando Oliva, curador do Masp, um dos organizadores de “Tarsila Popular”, mostra mais visitada do museu até hoje, afirma que as duas obras têm em comum uma busca por uma "paisagem metafísica" e trazem elementos enigmáticos típicos da artista.
O termo “paisagem metafísica”, no caso desta obra de Tarsila, significa

A pintura foi resgatada de debaixo de uma cama em uma operação deflagrada por agentes da DEAPTI (Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade) na manhã desta quarta (10), no Rio de Janeiro.” Fernando Oliva, curador do Masp, um dos organizadores de “Tarsila Popular”, mostra mais visitada do museu até hoje, afirma que as duas obras têm em comum uma busca por uma "paisagem metafísica" e trazem elementos enigmáticos típicos da artista.
O termo “paisagem metafísica”, no caso desta obra de Tarsila, significa
Disciplina:
Artes Visuais
A Festa do Bonfim é considerada a maior manifestação religiosa da Bahia.
De acordo com o dossiê do IPHAN Até os nossos dias, a saída do cortejo é encabeçada por um conjunto de dezenas de baianas vestidas de branco, com uma quartinha à cabeça e flores. Em seguida ao grupo das baianas, vêm os Filhos de Gandhi, afoxé fundado em 1949, a partir tanto de tradições de origem africana, como da inspiração orientalista que marca a história do Carnaval desse período. Traz uma orquestra poderosa puxando musicalmente o cortejo.
É correto dizer que o ritmo tocado pela orquestra e os seus principais instrumentos na Festa do Bonfim são, respectivamente,
De acordo com o dossiê do IPHAN Até os nossos dias, a saída do cortejo é encabeçada por um conjunto de dezenas de baianas vestidas de branco, com uma quartinha à cabeça e flores. Em seguida ao grupo das baianas, vêm os Filhos de Gandhi, afoxé fundado em 1949, a partir tanto de tradições de origem africana, como da inspiração orientalista que marca a história do Carnaval desse período. Traz uma orquestra poderosa puxando musicalmente o cortejo.
É correto dizer que o ritmo tocado pela orquestra e os seus principais instrumentos na Festa do Bonfim são, respectivamente,
Disciplina:
Artes Visuais
A feitura da tela que representaria o ato de proclamação de independência do Brasil pelo pintor Pedro Américo não foi a ele encomendada de início. A proposição partiu do artista, e encaminhada à comissão responsável pela construção do Museu do Ipiranga. Apesar do apelo ter sido feito localmente, o argumento utilizado pelo pintor dizia respeito à própria natureza que se queria imprimir ao evento histórico retratado na tela. Segundo ele o arquiteto contratado para a obra do museu