Filtrar


Questões por página:
Observe a obra Nota sobre a Morte Imprevista (1965) de Antônio Dias.
Imagem associada para resolução da questão
O artista criou um objeto tridimensional com óleo, tinta acrílica, vinil e madeira sobrepostos à tela. A obra é deslocada do eixo tradicional, sendo disposta como um losango, reforçando a sensação de uma pintura em expansão. Sobre a superfície, uma grade geométrica separa 4 quadrantes que contêm figuras estilizadas. Sobre o quadrante inferior é posto um objeto laranja que remete a uma boia, em cujo centro está uma caixinha com um “pedaço de carne”, da qual escorre uma matéria escura, de tipo orgânico.
A obra exemplifica uma tendência da arte brasileira da década de 1960, de tratar temas políticos e sociais com uma linguagem visual em diálogo com o(a)
A escultura de Nossa Senhora do Rosário (século XVIII) retratada a seguir integra o acervo do Museu de Arte Sacra de Natal e é um exemplo do Barroco no Rio Grande do Norte.
Imagem associada para resolução da questão Fonte: https://www.nataldasantigas.com.br/blog/museu-de-arte-sacra
A respeito da escultura barroca colonial brasileira, assinale a afirmativa que descreve corretamente uma de suas características.
Visualizar Questão Comentada
Observe a imagem do Museu Solar Ferreiro Torto (Macaíba/RN).
Imagem associada para resolução da questão Fonte: https://cclbdobrasil.blogspot.com
Este edifício foi originalmente erigido no século XVII como um dos primeiros engenhos de cana-de-açúcar do Rio Grande do Norte. No século XIX ele foi ampliado e restaurado no estilo colonial, resultando no conjunto arquitetônico que abriga o Museu atualmente.
Com base na imagem e em seus conhecimentos, assinale a opção que define incorretamente uma característica da arquitetura colonial brasileira.
O termo abaixo que NÃO corresponde a um tipo de perspectiva enquanto representação bidimensional do espaço tridimensional é:
Visualizar Questão Comentada
Senti um deslumbramento diante das decorações populares das casas de moradia de São João Del Rei, Tiradentes, Mariana, Congonhas do Campo, Sabará, Ouro Preto e outras pequenas cidades de Minas, cheias de poesia popular. Retorno à tradição, à simplicidade, escreveu Tarsila do Amaral sobre a viagem dos modernistas à Minas Gerais, feita em 1924. Sobre essa viagem, é correto afirmar:
Visualizar Questão Comentada