Filtrar


Questões por página:
Carne, cerveja e pãozinho ficarão mais caros com a guerra Rússia x Ucrânia
A guerra entre Rússia e Ucrânia ameaça diretamente o bolso (e a alegria) dos brasileiros. O aumento do preço de commodities usadas em larga escala, como petróleo e trigo, deve impactar os preços de produtos que os brasileiros adoram, como a carne, a cerveja e o pãozinho. “Petróleo, gás natural, fertilizante e trigo foram os primeiros a serem impactados. Só que esses quatro produtos acabam afetando uma vasta cadeia. A alta atinge fertilizantes, o que impacta soja, milho, ração e proteína animal (principalmente porcos, leite e ovos)”, disse Roberto Dumas, professor do Insper e especialista em economia internacional. [...]
Talvez o maior impacto do conflito seja no preço do petróleo, que disparou e chegou a ser cotado a cerca de US$ 140 o barril, o que encareceu os combustíveis no Brasil. A alta deve encarecer não só os produtos em geral, que dependem do transporte rodoviário, mas também as viagens de fim de semana dos brasileiros [...]
Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/03/25/como-a-guerra-deve-afetar-o-bolso-dosbrasileiros.htm. Acesso em: 10 mai.2022.
Assinale a alternativa que apresenta a explicação para o aumento dos preços de produtos na economia brasileira.
No dia 8 de janeiro de 2022, uma tragédia ocorreu no Lago de Furnas, no município de Capitólio, Minas Gerais: um dos paredões rochosos que circundavam o lago se desprendeu matando 10 turistas que estavam nas embarcações próximas ao local do acidente.
Após investigação, a Polícia Civil concluiu que as mortes foram ocasionadas por um evento natural, não apontando responsáveis pela tragédia.
Assim, a responsabilidade pelo acidente deve-se
Após dois dias no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Lula se entregou à Polícia Federal. Ele fez exame de corpo de delito na sede da PF em SP e foi levado de helicóptero para o Aeroporto de Congonhas, onde embarcou para o Paraná.
Qual foi a data do acontecimento desse fato, que repercutiu por todo o mundo?
Visualizar Questão Comentada
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os atuais ministros de Estado aos seus respectivos Ministérios.

Coluna 1
1. Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho.
2. Simone Nassar Tebet.
3. Fernando Haddad.

Coluna 2
( ) Ministério da Fazenda.
( ) Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
( ) Ministério do Planejamento e Orçamento.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Leia com atenção o extrato de notícia a seguir publicado no site G1 em 12/12/2016:
“A demissão de mais de 3,2 mil trabalhadores do Estaleiro Rio Grande (ERG), de propriedade da Ecovix, deve afetar, além das famílias dos demitidos, a economia da cidade de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul (...) O anúncio das demissões foi feito nesta segunda-feira (12) durante assembléia em frente ao portão da empresa, dias depois do casco da plataforma P-68 ter sido encaminhado para o Espírito Santo, onde será finalizado. (...) Em 2013, os estaleiros do porto de Rio Grande tinham 24 mil trabalhadores. Com as demissões anunciadas nesta segunda, cerca de 2 mil ainda seguem empregados. (...) Novos hotéis surgiram, mas a ocupação não chega a 50% dos leitos. Com menos hóspedes, a construção de seis novos empreendimentos hoteleiros foi cancelada. O mesmo cenário é percebido em outros setores, como comércio, alimentação e transporte.” (Disponível em: http://g1 .globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2016/12/novas-demissoes-em-estaleiro-de-rio-grande-deve-afetar-economialocal.html Acesso em 09/02/2017).

Considerando o apresentado na notícia, analise as afirmações abaixo.

I - A quantidade de trabalhadores demitidos desde 2013 representa mais de 90% dos trabalhadores dos estaleiros de Rio Grande. II - As demissões anunciadas refletem o descaso do governo federal para com a região sul notadamente na última década. III-Além da área da construção naval, o setor primário da região está sendo o setor mais atingido pela situação descrita.

Das afirmações acima, qual(is) está(ão) correta(s)?